Alimentação: Alimentam-se principalmente de roedores e marsupiais, lagartos e aves, mortos por constrição (asfixia). Reprodução: Vivípara, pari de 6 a 17 filhotes, com cerca de 40-45 cm de comprimento.
O sargento explicou ainda no relatório de atendimento que a cobra não é peçonhenta e pertence à família dos boídeos, a mesma da sucuri, jiboia, píton reticulada, entre outras. Ela pode atingir até cerca de 1,70 metro, possui dorso pardo-avermelhado, com manchas negras e ventre amarelado.
Ainda na família Boidae, as cobras jiboias (Boa constrictor) podem alcançar até 4 metros de comprimento, e a cobra jiboia-arco-íris ou salamanta (Epicrates cenchria) chega a alcançar 2 metros de comprimento, de acordo com a bióloga. "As jiboias costumam ser mais terrestres , como a jiboia comum e a salamanta .
Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores. A jiboia não é venenosa e mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento. Foto: reprodução.
19 curiosidades que você vai gostar
A Taipan é considerada a primeira entre as cobras mais venenosas do mundo. Seu veneno hemotóxico é potente e complexo, e capaz de destruir células sanguíneas causando hemorragia interna. A substância é inoculada por meio de duas presas fixas na parte posterior da boca.
Serpentes peçonhentas que utilizam a constrição para matar suas presas incluem a muçurana, algumas espécies do gênero Boiga, alguns elapídeos e colubrídeos australianos, entre outros.
Em geral, elas são alimentadas com apenas um tipo de presa, o que é bem diferente na natureza, onde ela pode se alimentar de roedores, lagartos, aves, entre outros animais.
O Custo para ter uma Jiboia como animal de estimação pode avariar, dependendo da espécie, tamanho ou cor, gira em torno de R$ 4.500,00 reais.
A sucuri e a jiboia são duas espécies muito confundidas, principalmente devido ao fato de serem animais grandes e sem venenos. As sucuris (Eunectes murinus) destacam-se por serem a maior espécie de serpente em massa corpórea do mundo, mas não são a maior espécie em comprimento.
Caracterização: Serpente de médio porte, podendo atingir até 1,5 m de comprimento. Possui fossetas labiais rasas e cabeça levemente triangular. Na parte superior da cabeça, possui faixas longitudinais, uma mediana, um par atrás das pós-oculares de cada lado, num total de cinco faixas bem pronunciadas.
Uma sucuri pode apresentar até 10 metros de comprimento. ... Uma diferença que pode ser encontrada entre sucuri e jiboia está no fato de que a sucuri apresenta hábitos essencialmente aquáticos, apesar de também deslocar-se no solo. A jiboia, por sua vez, apresenta predominante hábito terrestre e semiarborícola.
Normalmente, as cobras venenosas possuem uma cabeça em formato triangular e achatada, notavelmente mais larga do que o pescoço. Os olhos contam com pupilas em forma de fenda, semelhante à dos gatos; os dentes na parte da frente da boca são mais alongados; e a cauda se afina bruscamente em relação à espessura do corpo.
"É uma cobra que pode morder e a mordida machuca, mas não tem perigo absolutamente nenhum, claro que pode infecionar, mas não tem veneno", completou.
Segundo os especialistas do Butantã, de São Paulo, as cobras papa-ovo têm hábitos diurnos e podem viver tanto nas árvores como na terra. Elas são comuns nas matas africanas e raras no Brasil. A papa-ovo é considerada uma cobra de pequeno porte. A maior delas já encontrada até hoje mediu 75 cm de comprimento.
Alimentação adequada e um terrário espaçoso (com terra, rochas e aquecedor) são essenciais para manter as cobras confortáveis. A cada ano aumenta a atração das pessoas por criar cobras no Brasil. Aqui é possível ter seis espécies em casa: quatro do tipo salamanta e duas do tipo jiboia.
Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa e pode expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jiboia”, que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem.
Nessas situações, deve-se ligar para 193 e solicitar a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. Os bombeiros irão recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando perigo às pessoas.
Geralmente as cobras regurgitam suas presas se são perturbadas ou quando percebem que a presa é grande demais para ser engolida. Mesmo assim, ainda há serpentes que morreram sufocadas após engolir animais como jacaré, por exemplo.
São cobras exclusivamente constritoras, ou seja, que utilizam a força muscular para imobilizar e matar presas por parada cardiorrespiratória. Espécies dos gêneros Corallus e Epicrates possuem fossetas labiais, estruturas (fendas) de modernização, exigência nos recursos e utilização para localizar como presas.
Pode ser difícil de acreditar, mas a carne de cobra é comestível e saborosa. Na verdade, quando os Estados Unidos começaram a se desenvolver, a cobra era um prato popular e uma fonte de proteína, assim como o pato, faisão peru e coelho.
A cobra urutu-cruzeiro é muito temida pela população brasileira. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o ditado "A urutu quando não mata aleija" é muito disseminado. O veneno dessa espécie é forte e a picada da cobra causa necrose na pele e pode levar à morte, se não tratada a tempo.
Sobre a cobra-corre-campo
Philodryas nattereri é o nome científico da serpente também designada popularmente como Cobra-corre-campo, corre-campo, cobra-do-mato, corredeira e ubiraquá, ocorrendo amplamente pelo nordeste e centro-oeste brasileiro e também no Paraguai.
A doutora Viernum informa que o comportamento mais distintivo das najas é seu modo de defesa, o que inclui o levantamento do capuz, o som sibilante e a postura ereta que adota ao levantar a porção superior do corpo. A maioria das serpentes desse gênero empina até um terço de seu tamanho total.
Como praticar o desapego de uma pessoa?
O que faz o módulo ECM de controle eletrônico?
Quais as possibilidades de trabalhar o atletismo nas escolas?
Por que cartas do leitor na sala de aula?
Como funciona contratação de trainee?
Qual o objetivo de trabalhar o Dia do Professor na educação infantil?
O que trabalhar no Dia dos Pais?
O que é um projeto de branding?
O que é programa de milhagem e como funciona?
Como exercitar o bíceps braquial?
Como é feita a anodização do alumínio?
Para que serve o programa Radmin?
Como se calcula a velocidade do vento?