A limpeza da região umbilical é importante para evitar infecção. Logo nos primeiros dias de vida, o cordão é gelatinoso, depois seca progressivamente, mumifica entre o 3º ou 4º dia e cai habitualmente entre o 6º e 15º dia de vida.
O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo. Se demorar a cair, investigue o atraso com o pediatra que acompanha o bebê.
O umbigo (coto umbilical) do bebê recém-nascido normalmente cai entre o 5º e o 15º dia de nascimento. Em alguns casos, o coto pode cair antes ou depois desse prazo e não há problemas se isso acontecer.
O que fazer depois do coto cair
Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.
Quando o coto umbilical demora mais de 21 dias para cair, considera-se atrasado e deve-se ficar atento para má formação uracal (do umbigo) ou infecção do umbigo (onfalite) ou alteração da imunidade (neutrólfilos deficitários – Deficiência de Adesão dos Leucócitos – LAD I – que é uma alteração de ativação das células ...
31 curiosidades que você vai gostar
Quando o “coto” seca e cai, um pequeno machucadinho fica no local do umbigo, que levará mais ou menos 10 dias para cicatrizar. O machucado deve ser devidamente limpo para não infeccionar. O recomendado é utilizar cotonete e álcool (70%) para a higiene a cada troca de fralda.
Deve procurar o médico assistente se o coto umbilical e a região periumbilical apresentar rubor, edema, calor, hiperestesia (dor), secreção umbilical purulenta, odor fétido ou sangramento pois pode tratar-se de uma onfalite, necessitando de antibiótico.
- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro. - Quem conserva o umbigo, guardado como lembrança ou quem o enterra nunca sairá a viajar. E se o fizer, estará sempre desejoso de voltar a terra onde nasceu.
Tradição que perdura há gerações, mães guardam umbigo dos filhos para manterem a conexão após o cordão ser cortado na maternidade. ... Outros dizem até que se quiser que o filho seja fazendeiro, tem que enterrar na porteira de uma fazenda”, comenta. O costume de guardar o umbigo é de família.
É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto. ... O cordão umbilical é uma fonte de células que podem ajudar muitos pacientes a terem uma vida melhor, no presente e no futuro.
Identificando sinais de alertaSe o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. ... A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.
A presença de secreção, alteração de odor ou vermelhidão na pele próxima ao coto é um sinal de alerta e, se isso acontecer, procure o pediatra. Em alguns casos, após a queda do coto, o tecido local fica granuloso.
1ª Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.
O banho pode e deve ser dado a partir do primeiro dia de vida, com água morna e sabonete neutro, como o de glicerina. O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto.
A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.
Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher. Enterrar na porteira ou no curral da fazenda faria do menino um rico fazendeiro.
Segundo a pediatra, não. Pelo contrário. Estudos indicam que geralmente o "umbigo estufado" se cura sozinho com o passar dos meses, e o uso de faixas pode deixar o músculo mais preguiçoso e dificultar seu fortalecimento, prejudicando a recuperação da hérnia. Ou seja, além de não ajudar ainda pode piorar o quadro.
Enterrar umbigos de bebês na esperança de que isso os direcione na vida é parte do folclore brasileiro: embaixo de uma roseira, faz da menina uma mulher bonita; na porta do hospital, o menino vira médico; na porteira da fazenda, faz com que o garotinho se torne fazendeiro.
Tratamento da Hérnia Umbilical
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.
Proteger umbigo é recomendado
"O chakra umbilical é responsável pelo equilíbrio de todos os outros", pontua Kelida. Por isso, tampar o umbigo é uma forma de proteção, para que a pessoa não doe energia nem receba energia negativa de outra, já que se trata do ponto de conexão entre dois indivíduos.
O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.
Como fazer o curativo? A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e, com um chumaço ou uma haste de algodão, deve limpar bem o coto e ao redor onde ele se insere na barriga. É importante retirar qualquer secreção.
Às vezes, o umbigo do bebê leva mais tempo para cicatrizar e, desde que não tenha mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar tanto. Caso o umbigo do recém-nascido continue com secreção ou sangue, fale com o pediatra do bebê. Para evitar infecções, o umbigo do bebê deve ser mantido limpo e seco.
Porém, se envolta do local estiver vermelho, inchado ou com secreção muito malcheirosa (um pouco de mal cheiro pode existir antes da higienização), procure seu pediatra e converse com ele, pois isso pode ser sinal de infecção. Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado.
Em qualquer um dos casos, certifique-se de que o local está bem seco antes de colocar a fralda e procure dobrá-la para que ela fique posicionada abaixo do umbigo. Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê.
O que fazer para disfarçar a raiz branca do cabelo?
O que servir em um jantar de massas?
Quais são os três critérios da classificação das bases?
Porque declarar Imposto de Renda?
O que é autonomia segundo a filosofia?
Qual parto ganha mais dinheiro?
Como medir a cintura com a mão?
O que é uma pessoa marcha lenta?
Para que serve a próstata feminina?
Quais os cuidados no preparo da calda?
Quais são os bairros mais perigosos de Paris?