Atualmente, existem várias organizações feministas no Brasil que defendem a equiparação do direito das mulheres ao dos homens. Igualmente, há organizações específicas de feministas negras, indígenas, homossexuais, trans, etc. Inclusive, existem movimentos de mulheres que são contra o feminismo.
O feminismo indígena, feminismo lésbico e transfeminismo são exemplos de feminismos interseccionais. Feminismo radical: prega a abolição da ideia de gênero. Para as adeptas dessa vertente, o próprio conceito de gênero carrega as iniquidades estruturais que recaem sobre o ser mulher.
Conheça 8 mulheres que influenciaram a luta pelos direitos femininos no BrasilNísia Floresta. ... Bertha Lutz. ... Mietta Santiago. ... Celina Guimarães Viana. ... Carlota Pereira de Queirós. ... Patrícia Rehder Galvão, a Pagu. ... Laudelina de Campos Melo. ... Rose Marie Muraro.
A chamada Primeira Onda Feminista teria ocorrido no século XIX e avançado pelo começo do século XX. Este período aborda uma grande atividade feminista desenvolvida no Reino Unido e nos Estados Unidos. Foi o momento em que o movimento se consolidou em torno da luta pela igualdade de direitos para homens e mulheres.
Dia da Igualdade Feminina: 8 direitos conquistados ao longo dos anos no BrasilEducação.Trabalho.Licença-maternidade.Voto.Casamento.Divórcio.Anticoncepcional.Violência contra a mulher.
19 curiosidades que você vai gostar
10 coisas que você pode fazer hoje graças ao feminismoVotar. ... Ter o direito de receber o mesmo salário que um homem, pelo mesmo trabalho. ... Ter uma carreira. ... Jogar futebol. ... Fazer exame gratuito de câncer do colo do útero. ... Ter cartão de crédito. ... Ser amparada em caso de violência doméstica. ... Poder casar sem ser virgem.
1862: as mulheres suecas votam pela primeira vez. 1869: criada a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres, nos Estados Unidos. 1879: as mulheres brasileiras conseguem o direito de frequentar instituições de ensino superior, mesmo sob críticas da sociedade.
Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872, no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (francês: [simɔn də bovwaʁ]; Paris, 9 de janeiro de 1908 – Paris, 14 de abril de 1986), foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa.
6 pensadoras feministas que você precisa conhecerSimone de Beauvoir. A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. ... Angela Davis.Judith Butler.Linda Nochlin.Djamila Ribeiro.Chimamanda Ngozi Adichie.
Nísia Floresta, educadora e escritora, é considerada a primeira das feministas do Brasil, publicando em 1832 o livro Direitos das mulheres e injustiças dos homens, e deixando artigos na imprensa e outros livros como Conselhos à minha filha (1842), Opúsculo humanitário (1853) e A mulher (1856).
Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão – os três pilares que podem mudar a vida das mulheres.
O feminismo defende a condição de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e o direito de decidirem sobre sua vida tanto individualmente quanto no âmbito político e coletivo.
Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade. Vale lembrar que em grande parte nossa cultura está alicerçada numa sociedade patriarcal, pautada na dominação masculina.
Seu nome foi usado em espécies de répteis e anfíbios, assim como em logradouros, escolas e premiações. Bertha não casou e não teve filhos ou sobrinhos, já que seu irmão, Gualter, morreu em 1966. Ela viveu até os 82 anos e morreu em 1976 em um asilo no Rio de Janeiro, vítima de uma pneumonia aguda.
Para ela, “nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”. Em outras palavras, ela defende a distinção entre sexo e gênero.
Neste campo, a escritora potiguar Nísia Floresta Augusta é considerada precursora do feminismo brasileiro.
O feminismo teve sua origem nos movimentos sociais que surgiram no período das revoluções liberais inspirados nos ideais iluministas, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Nesse contexto, esses movimentos sociais concentravam sua luta, principalmente, na busca por mais direitos políticos e sociais.
O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, com o objetivo de debater questões civis relacionadas à raça. Logo, foi incorporado pelo público feminino. No Brasil, o termo começou a ganhar força a partir da segunda década dos anos 2000, com a ascensão das redes sociais.
Libertação dos padrões de beleza impostos pela sociedade, Combate aos diferentes tipos de assédio, tanto moral como sexual, Fim de qualquer tipo de violência contra a mulher: violência doméstica, violência sexual, assédio moral, entre outras, Direitos relacionados à maternidade e amamentação.
Em 27 de agosto, a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação. No mesmo ano, a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil.
Em 2008, foi aprovada a Lei Maria da Penha, que garante proteção às vítimas de agressão doméstica. Ainda falta: O direito de decidir sobre os próprios úteros é uma demanda superimportante do movimento feminista hoje. A proposta para isso é a descriminalização do aborto, acompanhada de uma política de assistência.
Quais os princípios da ONU Mulheres?Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
O cerne do movimento feminista está em reconhecer como diferentes formas de discriminação se cruzam e amplificam a discriminação de gênero, de forma crítica, para garantir que todas as mulheres colham os benefícios dos direitos das mulheres.
A história do movimento feminista pode ser dividida em três momentos: as reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho, nos séculos 18 e 19; a liberação sexual, impulsionada pelo aumento dos contraceptivos, no fim da década de 1960; e a luta por igualdade no trabalho, ...
Porque a benignidade do Senhor dura para sempre?
O que são manchas roxas que aparecem do nada?
Para que a Pré-escola compensatória estava destinada?
Quando o colo do útero começa a afinar?
Quem é o melhor arremessador de 3 pontos da NBA?
Como é feita a notificação na Justiça do Trabalho?
Como se chama o lixo do banheiro?
Qual a diferença entre resina e porcelana?
Como faço para ver minhas mensagens do celular na internet?
O que dar de presente de amigo oculto para meninas?
Como citar palavras em inglês?
É seguro ferver água para beber?
Quais os principais problemas da urbanização brasileira?
Qual a diferença entre os conjuntos de instruções x86 e amd64?
Qual é a capital mais perigosa do Brasil?