A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
A Itália foi o berço do Renascimento e foi lá que surgiram os grandes pintores e escultores renascentistas. O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV.
Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte. Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu, com figuras como Dante, Giotto e Leonardo da Vinci.
Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
25 curiosidades que você vai gostar
Suas principais características eram o racionalismo e o antropocentrismo. Uma das mudanças propiciadas pela cultura renascentista foi a valorização da natureza, em contraste com as explicações sobrenaturais sobre o mundo.
Por que as cidades da península itálica foram o berço desse renascimento? Porque tinham uma das mais fortes economias no final da Idade Média, em contato com o mundo oriental, possibilitando importante intercâmbio cultural.
O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano, acompanhando o também chamado “Renascimento Comercial” europeu. Cidades italianas como Pisa, Gênova e Veneza (famosas por causa de seus portos marítimos) passaram, a partir do século XIV, a ter um grande protagonismo no fluxo comercial do Mar Mediterrâneo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural.
Como preparar a madeira para receber resina?
Como funciona banco de horas em finais de semana?
Qual a função do atuador da embreagem?
Como fazer programação em VBA?
Quais cuidados devemos ter com a corrente elétrica?
Como funciona o aluguel de um ponto comercial?
Como funciona o sinal da TV digital?
Como faço para salvar as minhas fotos no Google?
Qual a função de um adaptador USB wireless?
Como saber o tamanho do meu ombro?
Como é possível medir o potencial de ação?
Como se chama a pessoa que gosta de gente inteligente?
Como se chama o tratamento de canal?
Como medir o nível de cortisol?