936 do CC : O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior. No caso, os elementos do processo indicam a responsabilidade da parte ré. A lesão corporal causada pela mordida do cachorro justifica o estabelecimento de indenização por dano moral e estético.
Em pessoas imunologicamente comprometidas, as mordeduras de cães também podem causar infecção generalizada e até choque séptico, ou septicemia, ou meningite em crianças. Por fim, mesmo não sendo comumente encontrado na boca de cães, pode haver infecção pela bactéria responsável pelo tétano.
Os donos são responsáveis por danos causados por seus animais. O Código Civil em seu artigo 936 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais. Por exemplo: se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para [email protected]. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.
38 curiosidades que você vai gostar
Chame o centro de controle de zoonoses e faça uma reclamação. Se achar que os latidos são resultado de negligência ou de outra forma de abuso, você tem o direito de chamar o controle de zoonoses. Se o cão estiver sofrendo muitos abusos, ele será retirado do dono, mas na maioria dos casos ninguém leva o animal embora.
Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.
Dependendo da situação, pode ser que o pet vá direto para a mordida! Ao perceber o cachorro avançando nas pessoas ou até mesmo você, oriente para que fique parado, não faça contato visual, não grite com o animal e, se possível, tente distraí-lo com algum objeto, como um sapato.
Por isso que, ao ser mordido por um cachorro, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o local da lesão com água e sabão e, em seguida, procurar um médico. Se o corte não for muito grande e profundo, é possível estancar o sangue com o uso de uma toalha ou algo semelhante.
Muitos donos de animais têm por costume deixar o seu cachorro solto na rua durante o dia, prendendo apenas pela noite. A prática é ilegal, e pode trazer problemas para o tutor do cão caso ele venha a morder alguém ou derrubar um motociclista, por exemplo.
936 do Código Civil de 2002 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais: Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
A transmissão da raiva ocorre através da saliva de um animal infectado. A raiva humana é transmitida principalmente pela mordida de um animal raivoso, que introduz assim o vírus que causa a doença.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como: mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade.
A alimentação do cão, a falta de brinquedos e o fato de quererem chamar a sua atenção, podem ser alguns dos motivos que levam o cachorro a morder. Por isso, é muito importante que você não reforce esse comportamento dando atenção ao cão.
Jeito certo de educar cachorro
Por exemplo: se você e o cão estiverem brincando e ele mordiscar a sua mão, diga “não!”, vire as costas para ele, saia imediatamente do local e deixe-o sozinho por cinco minutos. Com isso, a punição será dupla: a perda da sua companhia e a interrupção da brincadeira.
Confira uma lista de ações que os cachorros fazem quando estão chateados com você:Descontam a raiva nos seus sapatos e chinelos.“Brincam” de destruir todos os móveis.Ficam de mau humor no canto da sala.Se recusam a olhar no olho.Perturbam qualquer outro animalzinho que encontrem pelo caminho.
Para denunciar maus-tratos ou abusos a animais, basta ligar no 181 Disque-Denúncia, caso o denunciante deseje se manter anônimo, ou se dirigir até a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna, na Rua Piratininga, 105, Carlos Prates.
Com efeito, deixar um cão feroz solto em local acessível a terceiros ou o simples fato de passear em local público com animal perigoso sem qualquer proteção (coleira / focinheira) são dois exemplos da contravenção penal em exame.
A veterinária Juliana Ferreiro Vieira, professora da Faculdade Anhanguera, lembra que os cães podem ser soltos em locais apropriados como parques e praças idealizados para esta finalidade, já que são seguros, cercados e supervisionados quanto ao uso de venenos ou qualquer produto que possa ser prejudicial.
A recomendação do juiz para quem se sente incomodado é tentar contornar a situação amigavelmente antes de procurar a Justiça, o que dificilmente acontece. Ao invés do caminho pacífico, as pessoas incomodadas preferem arcar com prejuízos ou mesmo fazer com que o dono do animal perceba o incômodo de outra forma.
Vinagre. Odores muito cítricos, como o do vinagre, são muito desagradáveis para o olfato canino. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde o pet tenha feito sua sujeirinha. Sendo assim, ao se questionar qual cheiro espanta cachorro, o vinagre seria a melhor resposta.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.
Vacina contra raiva deve ser tomada logo após mordida de cão ou gato | Bem Estar | G1. Na cidade de São Paulo, último caso de raiva humana por cão foi em 1981. Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano.
Os sinais e sintomas de infecção da ferida costumam aparecer dentro das primeiras 24 horas, mas, às vezes, podem surgir já nas primeiras 8 horas após a mordida. Febre, inchaço, intensa vermelhidão, dor, drenagem de pus, formação de abcesso ou necrose da pele são os achados clínicos mais comuns.
Como personalizar ícones do Windows 10?
Como eu faço para formatar um netbook?
Como colocar tema no teclado do WhatsApp?
Como formatar um trabalho nas normas da ABNT 2020?
Quais são as regras gerais de formatação?
Qual a área de um setor circular com ângulo central medindo 120?
Como formatar um planejamento?
Como comprar no Quero de Casamento?
Como se manter atualizado na medicina?
Como personalizar a capa do caderno?
Como apresentar em um simpósio?
Como definir uma visão estratégica?
O que o prolapso de valva mitral pode causar?
Qual a teoria da responsabilidade civil do Estado adotada no Brasil?
Como é que se escreve meus pêsames?