alvéolos pulmonares
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
No caso da difusão pulmonar, ela é consequência da diferença de pressão entre os gases da atmosfera (pressão atmosférica), do ar alveolar (pressão pulmonar) e dos capilares sanguíneos. Quanto maior a concentração de um gás, maior a sua pressão.
A hematose ocorre quando o ar, rico em oxigênio, proveniente da respiração chega aos alvéolos pulmonares. Cada pulmão possui, aproximadamente, 150 milhões de alvéolos. Os alvéolos são estruturas em forma de sacos, localizados ao final dos bronquíolos.
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue.
Difusão é o movimento espontâneo dos gases, sem o uso de energia ou esforço por parte do corpo, entre os alvéolos e os capilares nos pulmões. Perfusão é o processo pelo qual o sistema cardiovascular bombeia o sangue pelos pulmões.
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar.
A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. ... O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.
Qual a importância da hematose? 1 Garante a oxigenação dos tecidos; 2 Permite a realização da respiração celular; 3 Produz o íons bicarbonato que controlam a acidez do sangue More ...
Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares.
Existem vários tipos de hematose consoante a superfície em que ocorrem as trocas: hematose branquial: ocorre entre o sangue e as brânquias, típico dos animais aquáticos hematose pulmonar: ocorre entre o sangue e os pulmões, típico dos vertebrados que possuem estes órgãos especializados – os pulmões
A expiração, pelo contrário, é um processo passivo em que os músculos relaxam, o tórax diminui de volume, aumentando a pressão alveolar e a consequente saída do ar para o exterior. A hematose alveolar depende da diferença de pressão parcial do oxigénio e do dióxido de carbono entre os alvéolos e os capilares sanguíneos.
Como saber se meu pedido da Wish chegou?
O que vale a pena comprar no duty free Argentina?
Como saber se sua amiga tem uma queda por você?
Como saber se a Vivo tem cobertura onde eu moro?
Como saber se a identidade está pronta em Alagoas?
É normal na gravidez a barriga não crescer muito?
Como saber se tenho direito ao alelo alimentação?
Como postar status só para uma pessoa?
Como medir a barriga e a cintura?
Como saber se você é loira ou morena?
Onde ficam as respostas das enquetes no Instagram?
Como acabar com Caracol e caramujo?
Como postar um IGTV no Instagram?
Como ver minha declaração de Imposto de Renda 2021?
Como medir o desempenho do time?
Tem como saber se estou grávida pelo celular?
Quantos dias são necessários de estudo para aprovação na CPA10?