ADAPTAÇÃO SENSORIAL: É a redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam. A adaptação ocorre após uma exposição constante a um estímulo, nossas células nervosas passam a disparar com menos frequência.
Os receptores, quanto à adaptação, podem ser divididos em receptores de adaptação lenta, ou tônicos, receptores de adaptação rápida, ou fásicos e receptores sem adaptação. Adaptação Rápida: respondem apenas no início e no final do estímulo, com picos de potencial receptor que cessam rapidamente.
São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.
Num sistema sensorial, um receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
Habituação se refere ao desvanecimento da resposta ao longo de uma estimulação monótona, e sensibilização se refere a processos de incremento da resposta.
16 curiosidades que você vai gostar
Habituação é um exemplo de aprendizagem não associativa em que ocorre uma diminuição automática na intensidade de uma resposta a um estímulo repetitivo, fraco, sem consequências sérias, que permite, por exemplo, ignorar estímulos como ruídos, o tic tac de um relógio etc.
Quando um mesmo estímulo é apresentado várias vezes em curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar um decréscimo na magnitude da resposta. Chamamos esse efeito na resposta de habituação.
Os receptores sensoriais são classificados em cinco tipos básicos: Mecanorreceptores, que detectam a compressão mecânica e o estiramento dos tecidos adjacentes a ele; Termorreceptores, que detectam alterações de temperatura, sendo que alguns deles detectam frio e outros, calor; Nociceptores (receptores de dor), que ...
Conforme o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em três tipos básicos. Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão. Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo.
Qual é a diferença entre seca e estiagem?
Como criar um menu horizontal em HTML?
Quais são os ramos do cristianismo?
Como funciona uma sessão de psicoterapia?
O que Jesus fala sobre o desprezo?
Como construir gráfico circular?
Quanto tempo o DIU de cobre começa a fazer efeito?
Qual palavra substitui solicitação?
Quando surgiu os números inteiros?
O que é sujeito indeterminado e determinado?
Pode retirar os cornetos do nariz?
Quais são os elementos estruturas?
Como a Violet Evergarden perdeu os braços?