A atividade física para pessoas com deficiência melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. A prática de exercícios físicos é importante para a saúde de qualquer pessoa, isso já é senso comum.
A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa.
“O primeiro contato com o esporte é feito nestas organizações, muitas vezes visando à reabilitação. As próprias associações dão a opção ao deficiente de seguir a carreira e tentar o caminho no alto rendimento ou a seguir a prática de modo amador que ajude em sua qualidade de vida.
Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
A importância do esporte para a inclusão Por meio dela é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas. ... No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada, mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva fortalece a motivação para buscar a superação.
Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência. No aspecto social, proporciona a sociabilização e aumenta a independência no dia a dia.
Com o aumento da conscientização na busca de uma vida mais saudável e bem-estar físico e mental, surge o esporte adaptado. Essa categoria esportiva consiste em mudanças de regras, locais e materiais que possibilitam a participação de pessoas com deficiência em diversas modalidades.
As pessoas portadoras de necessidades especiais precisam enfrentar desafios diários, podendo se deparar com dificuldades quanto a locomoção, alimentação, higiene pessoal, se vestir, entre outras questões. Da mesma forma, as necessidades especiais no esporte exigem mais do atleta profissional.
Mais que isso, o esporte pode transformar tanto a vida de uma pessoa com deficiência que em pouco tempo de prática ela pode estar representando o Brasil nos maiores eventos esportivos do mundo.
O esporte tem o poder de mudar estilos de vida e transformar maus hábitos que normalmente são difíceis de abandonar. Leandro Peres, campeão Sul-Americano de Jiu-Jitsu, é um bom exemplo desse tipo de mudança!
No entanto, encontrar um patrocinador disposto a arcar com isso e incentivar uma pessoa portadora de necessidades especiais no esporte é uma tarefa árdua. A verdade é que, se o governo muito pouco faz pela formação desses esportistas profissionais, as pessoas jurídicas ainda menos.
O que fez o cego que Jesus curou?
Qual a segunda igreja mais velha do Brasil?
Onde lançar crédito de período anterior no SPED PIS-COFINS?
Qual novela João Guilherme fez?
Como saber se tenho uma intimação?
Qual o preço do Prisma 1.4 2010?
Qual a importância econômica do Cerrado?
Quais as etapas de uma sondagem com SPT?
Como devo tomar aspirina para circulação?
São exemplos de fungos ascomicetos?
Qual é o nome da filha do Naruto?
O que a falta de estrogênio causa no corpo?
O que significa Deixa em Off no WhatsApp?