Ácidos graxos são produzidos a partir da Acetil-CoA (na forma de Malonil-CoA). Como a membrana da mitocôndria é impermeável ao Acetil-CoA, este precisa ser transportado para o citossol na forma de citrato. O citrato é convertido em malato liberando o Acetil-CoA.
A beta oxidação dos ácidos gordos é uma importante fonte de energia para a produção de ATP na mitocôndria através da entrada de acetil-coA no ciclo de Krebs e na cadeia transportadora de electrões .
Assim a piruvato carboxilase é activada por acetil-CoA, que sinaliza a abundância de intermediários do ciclo de Krebs, i.e., diminuição da necessidade de glucose.
graxos nos músculos esqueléticos A mobilização dos AGL a partir do tecido adiposo é dependente da taxa de lipólise, capacidade de transporte dos AGL pelo plasma e da taxa de reesterificação desses pelos adipócitos.
A cada sequência da reação da β-oxidação, ocorre a liberação de Acetil-CoA e de um Acil-CoA, este último volta no inicio sofrendo nova seqüência de reações. Acetil CoA, NADH+, H+, FADH2 e ATP são gerados em cada volta do ciclo de oxidação dos ácidos graxos.
O cérebro, embora não oxide os ácidos graxos, utiliza os corpos cetônicos, derivados da acetil-CoA e da acetoacetil-CoA produzidas pela beta-oxidação hepática dos ácidos graxos. Os principais fenótipos clínicos dos "DOAG" são: a hipoglicemia não cetótica (hipocetótica), a cardiomiopatia e a miopatia.
A b-oxidação dos ácidos gordos consiste num ciclo de 3 reacções sucessivas, idênticas à parte final do ciclo de Krebs: desidrogenação, hidratação da ligação dupla formada e oxidação do álcool a uma cetona: Por acção da enzima tiolase, liberta-se acetil-CoA, e um acil-CoA com menos dois carbonos que o acil-CoA original.
Acetil-CoA. O Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).. Representação da molécula de Acetil-CoA
A membrana da mitocôndria é impermeável aos acil-CoA. Para entrarem na mitocôndria estes reagem com um aminoácido "especial", a carnitina, libertando a coenzima A.
O resultado dessa reação é, justamente, o oxaloacetato que entrará novamente no ciclo. A função principal de ocorrer o ciclo do ácido cítrico foi mencionada anteriormente: geração de energia, direta ou indiretamente. Entretanto esse não é o único papel dessas reações de extrema importância.
Função. A função principal de ocorrer o ciclo do ácido cítrico foi mencionada anteriormente: geração de energia, direta ou indiretamente. Entretanto esse não é o único papel dessas reações de extrema importância. Primeiramente, vamos detalhar um pouco a parte de geração de energia.
Como saber se a pessoa tem depressão?
Quanto ouro ainda existe no Brasil?
Qual o significado do amor na Bíblia?
Como fazer certidão de nascimento?
Quando abrir CAT por doença ocupacional?
Qual o melhor creme para tratar melasma?
Quais são os benefícios do Morosil?
Porque não usar amaciante nas toalhas?
Quais são os gases expelidos pelos motores de ciclo Otto?
O que fazer após a depilação com cera quente?
Quanto tempo a faculdade tem para entregar o histórico?
Quando princesa Margaret morreu?