As microfibras, devido à rigidez da tecelagem, são mais duráveis que o algodão, que, por suas fibras serem naturais, se decompõe com lavagens mais frequentes. O pilling (bolinhas) pode ocorrer com qualquer tipo de tecido e depende do processo de acabamento.
Se você preza por durabilidade e praticidade na hora da limpeza, deve escolher a microfibra. Já, se você quer um material que, embora dure menos, seja mais maleável e fresco para as noites de calor, o algodão é a melhor opção.
Denomina-se microfibra o tecido feito em fibras sintéticas de poliéster, poliamida, acrílico ou viscose. O produto possui como característica principal a espessura de seu fio, que chega a ser mais fino do que um de cabelo.
Não há dúvidas: o melhor tecido para roupas íntimas é o algodão. "Os tecidos naturais absorvem melhor a transpiração que os sintéticos", afirma o urologista José de Ribamar Rodrigues Calixto, da Sociedade Brasileira de Urologia.
Enquanto o poliéster, conhecido pela resistência ao calor, garante a durabilidade da microfibra, a poliamida adiciona elementos como a capacidade de absorção e maior maciez. Dessa forma, tecidos de microfibra garantem peças – de vestuário ou não – flexíveis e resistentes tanto ao calor quanto à umidade.
33 curiosidades que você vai gostar
A microfibra é uma composição de fios bem finos. Geralmente uma mistura de algodão e poliéster. É um tecido sintético e oferece o conforto que os outros tecidos oferecem com uma série de vantagens para facilitar o manuseio e a lavagem.
Poliéster é uma categoria de polímeros que contém um grupo funcional éster na cadeia principal. ... No vestuário, apesar de possuir um toque artificial em relação às roupas feitas com fibras naturais, o tecido de poliéster apresenta algumas vantagens, como maior durabilidade, retenção de cor e resistência a rugosidades.
Tecido de algodão: macio e respirável
O tecido de algodão é uma opção maravilhosa para a roupa íntima, principalmente para as calcinhas. Por ser bem respirável, ele evita a proliferação de bactérias na região. Além disso, absorve bem pequenos fluidos, como o suor, por exemplo.
Você provavelmente já ouviu dizer que o algodão é o melhor tecido para a saúde da vagina e é verdade. Esse tipo de tecido é o mais indicado para a utilização no dia a dia, isso porque, ele permite que o ar circule, sem deixar a região abafada e úmida demais.
O algodão é benéfico para a saúde vaginal pois absorve o suor da região, permitindo a pele “respirar”, mas isso não significa dizer que as calcinhas de material sintético estão proibidas!
O que distingue um do outro é a maneira como ele é tramado. No tecido plano, o fio é tecido na horizontal e na vertical e na malha, apenas na horizontal, como um tricô, com movimentos de sobe e desce, que dão elasticidade a peça.
Gabardine: Graças a sua composição, este tecido é mais leve, permite maior troca térmica e dá ao visual um aspecto mais elegante. ... Microfibra: Tecido leve e fresquinho, proporciona á peça um bom caimento e elegância. O custo desse tecido não é tão alto, mas ele pode amassar um pouco durante o uso.
Se você perguntar para algumas pessoas qual o melhor tecido para fazer lençol, provavelmente a resposta será o algodão egípcio. Ele é uma variação nobre do algodão comum.
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Confeccionado a partir do algodão, o percal possui uma trama fechada por fios bem entrelaçados. Muito utilizado na produção de lençóis e fronhas, tem um toque agradável e desperta a sensação de frescor. Por isso, é ideal para quem sente calor durante a noite.
“À noite, uma calcinha bem folgada de renda traz mais vantagens do que uma apertada de algodão”, pondera o ginecologista Paulo Giraldo, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo. O pijama é outro item importante.
A poliamida é uma fibra sintética de alta resistência, sendo comumente encontrada em vários tipos de roupas, moda praia e íntima. Os tecidos compostos por poliamida, tem características de muita praticidade. São fáceis de lavar, tem secagem rápida e possuem um toque agradável e suave.
A calcinha biquíni basicamente é feita por dois triângulos. O triângulo da frente geralmente é um pouco maior que o de trás. Esse tipo de calcinha, também conhecido como tanga é bem famoso no Brasil. Os dois triângulos podem ser feitos de vários tipos de tecidos, mas o grande favorito geralmente é a renda.
4 Dicas para escolher calcinhas confortáveisDica #1 escolha uma loja especializadas em lingeries.Dica #2 escolha o tamanho certo pra vocêDica #3 Escolha o melhor tecido para o seu gosto.Dica # 4 Escolha o modelo de calcinha certo.Compre a sua calcinha.
A fibra desse material usada na fabricação de tecidos costuma ser mais forte e bem mais resistente, se compararmos com a fibra de algodão. As vantagens do poliéster são: Durabilidade: com fibras maiores e mais resistentes, o poliéster é mais durável; ... Preço mais barato, se comparado ao algodão.
O que é o poliéster? Criado na década de 1940 pelos químicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, o poliéster é uma fibra sintética mais grossa e firme, com pouca elasticidade. É resistente à luz do sol e garante ao tecido uma grande durabilidade.
Se você não quer “correr riscos”, os panos de microfibra são as melhores opções de secagem ou polimento, pois não arranham a pintura e dão aquele acabamento desejado. Com preços que variam de R$ 15 a R$ 35, Vonder, Autoamerica e 3M foram à briga pela liderança.
Diferenças entre o Percal, Algodão ou Microfibra
A grande diferença entre esses três tipos de tecido está na composição, o percal e o algodão são de origem vegetal (algodão), enquanto a microfibra é um tecido com origem sintética derivada do petróleo.
Percal: Extremamente macio e resistente, esse material possui de 180 a 1000 fios e pode ser 100% algodão ou misto, com 50% algodão e 50% poliéster. Se você procura algo mais suave e fresco, prefira o com 100% algodão. O percal também é o mais indicado para um jogo de cama bordado ou com estampa.
Lençol 100% Algodão: tem a maciez típica dos tecidos desta fibra. Quanto maior o número de fios, mais caro é o lençol, mas isso garante um produto que dura muito tempo e não forma bolinhas. Lençol de Malha: é feita com malha 100% algodão, mas com a diferença apenas na trama dos fios.
Onde colocar o cabo da internet no roteador?
Como produzir mudas de buriti?
Como plantar cereja no Brasil?
Como se plantar tomate em vaso?
Quanto tempo demora para um pé de jaca dar frutos?
Como instalar repelente eletrônico?
Para que serve o cartão digital Renner?
Pode colocar laminado em cima de cerâmica?
Qual o limite do cartão de crédito Neon?
Qual a função do cartão múltiplo?
Qual é o Banco da loja Renner?
Como funciona o cartão de crédito C6 Bank?
Como usar cartão Alelo alimentação?
Como usar o cartão de visita Digital?
Como instalar o Wireshark Legacy?