As primeiras informações concretas sobre massas alimentícias na Itália datam do século XIII ou XIV. Em 1279 (16 anos antes do retorno de Marco Polo), foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês chamado Ponzio Bastione.
O macarrão teria chegado em Veneza em 1295 pelas mãos de Marco Polo, que acabara de chegar da China, onde passou 17 anos e teria conhecido o macarrão. Na sua bagagem, entre outras novidades, veio a receita de um prato feito com uma farinha extraída de arbusto de sagu que, depois de cozida, era cortada e seca.
China Muitas são as teorias que tentam explicar as origens do macarrão. Uma das mais aceitas é de que foi inventado na China – e alguns historiadores localizaram evidências arqueológicas antiquíssimas que podem servir de confirmação à teoria.
O macarrão veio na bagagem de italianos imigrantes no início do século XIX. A novidade estimulou a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas, contribuindo na economia e também na distribuição dos alimentos.
A versão histórica que indica que a massa possui origem árabe é a mais aceita, fundamentada no fato histórico de que os árabes introduziram a massa na cultura italiana em meados do Século IX, com sua passagem pela Sicília.
Ninguém sabe dizer quem inventou a primeira forma de macarrão. Podem ter sido os babilônios ou os assírios, por volta de 2500 a.C., ou os chineses, um pouco depois. Arqueólogos já encontraram na China vestígios desse alimento com quase 4 mil anos de idade.
A matéria-prima básica para a produção do macarrão é, pois, a farinha 100% de arroz, obtida a partir da moagem ultra-fina de quebrados de arroz sem impurezas. A granulometria dessa farinha 100% de arroz é similar à da farinha de trigo convencionalmente utilizada.
Mais ou menos. Na verdade, ao analisar os restos encontrados – um fio de quase meio metro de comprimento com 0,3 centímetro de espessura –, os cientistas descobriram que esse macarrão primitivo não era feito de farinha de trigo como os atuais, mas, sim, de uma espécie de milho, o milheto.
Depois de anos e anos de disputa entre italianos, árabes e chineses, a ciência chegou a uma conclusão sobre a origem do espaguete: ele nasceu na China, como demonstra um prato de espaguete encontrado pelos arqueólogos do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, na cidade de Laja, e que remonta ...
O macarrão começou a ser produzido logo que o homem descobriu que era capaz de moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500 a.C, e tratavam-se de misturas cozidas de cereais e água.
Curiosidades sobre o macarrão Acredita-se que a primeira máquina de fazer macarrão nos EUA foi comprada por Thomas Jefferson, em 1789. Depois disso, ele inventou seu próprio aparelho.
Depois de secar, o macarrão era cozido por meia hora, coado e coberto com queijo ralado, fatias de manteiga, açúcar, canela e pedaços de provatura — uma variante romana do queijo muçarela.
O principal ingrediente da massa do macarrão é o trigo, que é enriquecido com algumas vitaminas do tipo A, C, D, B1 e B2. Para tanta nutrição, os ...
Quanto tempo dura uma crise de pedra nos rins?
Como superar a frieza no relacionamento?
Como funciona o 190 da polícia?
Qual é o primeiro número natural?
Faz mal esquentar comida na vasilha de plástico?
Quais as doenças ocupacionais nos trabalhos?
Quem tem direito ao renda para de R$ 500?
Qual o melhor antiinflamatório para fibromialgia?
Como dar permissão a um arquivo no Linux?
Qual o nome da irmã do Tomioka?
O que estende a mão ao necessitado?
Como melhorar a rinite no frio?
Qual a importância da logística para o Exército de Alexandre o Grande?
Quanto ganha um agregado na JSL?