Século XX. A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A profissionalização da Educação Física no Brasil começou na República, mas só a partir da década de 1960 é que esta área começou a ser realmente estimulada com políticas públicas.
A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.
Em 1971, o governo militar instituiu a Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, depois de tramitação sumária no Congresso. A Lei 5.692 mudou a organização do ensino no Brasil. Numa alteração radical, o 2º grau passou a ter como principal objetivo a profissionalização.
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
35 curiosidades que você vai gostar
A Educação Física aparece na história da educação brasileira desde o período do Brasil Império. ... O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
Apesar de todo esse envolvimento para evitar que os militares invadissem a escola, o Método Francês é implantado em 1931 como método oficial e obrigatório em todo território nacional, sob o nome de Regulamento nº 07 de Educação Física.
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo.
A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. ... Adotadas novas concepções pedagógicas a educação física aproxima-se das matérias da área da saúde e assim vincula-se de vez ao social.
A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em cinco períodos: 1) Brasil colônia, compreendido pelo período de 1500 a 1822; 2) Brasil império, compreendido pelo período entre 1822 a 1889; 3) Brasil república, compreendendo os anos de 1890 até 1946; 4) Brasil contemporâneo, compreendendo os anos de 1946 ...
Fase Higienista (de 1889 até 1930); • Fase Militarista (de 1930 até 1945); • Fase Pedagogicista (de 1945 até 1964); • Fase Competitivista (de 1964 até 1985/1988); • Fase Popular (de 1985/1988 a 1996); • Fase Contemporânea (de 1996 até os dias atuais).
Educação Básica:Educação Infantil: duração de 4 anos, com alunos de 0 a 3 anos;Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos;Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos;Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos;
A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, que relatam indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (Ramos, 1982).
Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.
A primeira escola brasileira destinada à preparação de profissionais de educação física foi criada em 1910 pela Polícia Militar, que na época era chamada de Força Pública do Estado de São Paulo.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.
O homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, subindo em árvores, escalando penhascos, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé.
Dentre os quatro movimentos (escolas) de ginástica destacamos aqui a Francesa que foi criado por Francisco Amoros no ano de 1850 a mesma é a primeira a entrar no ambiente escolar sendo integrada no currículo das escolas primárias e obrigatória nas escolas normais, com os professores preparados ou não para ministrar as ...
R: Método Francês: Tinha como objetivo o aperfeiçoamento motor considerando as dimensões anatômicas e fisiológicas dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica.
A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social.
Inserido no debate, Rui Barbosa defendeu publicamente a obrigatoriedade da disciplina EF no parecer denominado “Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública” publicado no ano de 1883, resultante de sua análise acerca do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, concebido pelo ...
A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País.
A Constituição brasileira regulariza uma lei que define as modalidades de ensino (privado ou público) dentro do território nacional: é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96).
...
Ela é dividida em 3 fases:Educação Infantil;Educação Fundamental;Ensino Médio.
Como mudar o nome da conta do Clash of Clans?
Como se dá a escolha dos ministros do STJ?
Como esconder tatuagem Recém-feita?
Como trocar o nome do disco local?
O que são os lugares sagrados?
Como mudar o nome da conta de água?
Como são escolhidos os livros Didaticos?
Como aparecer o nome do contato no WhatsApp?
O que são doenças autoimunes e como elas são classificadas de exemplos?
Como escolher o tema do TCC Pedagogia?
Como mudar o nome do dual boot Windows 10?
Quais os três grupos dos anelídeos?
Como mudar o E-mail do Administrador do PC?
Quais são as necessidades dos clientes?
Quem são os juízes da Corte Interamericana?