Resumo: É natural que o desejo da verdade apareça nos homens, desde tenra idade, como propósito de acreditar no universo circundante, ou seja, que os eventos são exatamente tais como os entrevemos e o que as pessoas nos relatam é dotado de certeza e credibilidade.
O critério da ausência da contradição: para o positivismo lógico, a verdade significa a concordância ou a coerência do pensamento consigo mesmo. Essa concordância pode ser conhecida na ausência da contradição entre os juízos ou enunciados. Por exemplo: “Todos os homens são mortais” (premissa maior).
Saber que a verdade existe clareia a mente e nos tira da região da dúvida, do relativismo ou da indiferença. Ou então, a de que há muitas verdades; menos, é claro, a que eles mesmos defendem, essa também interpretada de modo inequívoco. ...
Em nossa sociedade, é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar averdade. ... Uma outra dificuldade para fazer surgir o desejo da busca da verdade, em nossasociedade, vem da propaganda. A propaganda trata todas as pessoas – crianças, jovens, adultos, idosos – comocrianças extremamente ingênuas e crédulas.
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de confiança e crédito.
Em lógica, disciplina da filosofia, e, por conseguinte, no discurso, há uma forma de tentar provar alguma teoria chamada de critério de verdade. É quando se utiliza um recurso extra para provar que algo é comprovado. Imagine-se em um debate no qual você quer provar uma impressão mas seu interlocutor não a aceita.
A regra geral de verdade é definida por Descartes como sendo, em linhas gerais, um critério epistemológico que nos possibilita distinguir o conhecimento meramente provável de um efetivamente verdadeiro. “As coisas que concebemos muito clara e distintamente são todas elas verdadeiras” (DESCARTES, 1979)1.
A Busca da Verdade é um clássico da filosofia moderna e a obra mais importante de Malebranche. O leitor encontrará, nesta seleção, as doutrinas metafísicas e epistemológicas que marcaram as discussões filosóficas dos séculos XVII e XVIII, como a teoria da visão em Deus, a dos julgamentos naturais e a do ocasionalismo.
Como montar um time no showdown?
Como saber se o meu cartão PagSeguro e crédito?
Como é feita a gordura hidrogenada?
Em que posso usar gordura vegetal?
Como usar o chá de guanxuma no cabelo?
Como imprimir o boleto da anuidade do Coren?
Como funciona a garantia de um produto comprado pela internet?
Como devo usar a glicerina no rosto?
Como usar glicerina no cabelo orgânico cacheado?
Como Imprimir do notebook para impressora Epson?
Como interpretar um projeto Topografico?
Quais são os pressupostos da relação de emprego?
Como a cidade de São Paulo surgiu?