Pioneiro na classificação de diferentes tipos de animais, o filósofo grego criou métodos de análises comparativas que continuam a ser adotados na biologia atual, como o conceito de anatomia comparada. Nas artes, é possível dizer que Aristóteles foi um dos primeiros a pensar o teatro.
Aristóteles pensa a educação como causa da felicidade, pois acredita que todas as causas têm um fim. A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.
A lição que Aristóteles nos proporciona é de que viver coletivamente é a única chance de sermos humanos. Existir politicamente é viver solidariamente com outros seres semelhantes. O isolamento significa a destruição de nossa humanidade. Quanto mais interagimos tanto mais humanos nos tornamos.
Um dos fundamentos do pensamento aristotélico é que todas as coisas têm uma finalidade. É isso que, segundo o filósofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição (semente ou embrião) a outro de perfeição (correspondente ao estágio de maturidade e reprodução).
Foi professor do imperador Alexandre, o Grande. Fundou a sua escola filosófica em Atenas, o Liceu. Sistematizou e separou o conhecimento filosófico da Antiguidade. Escreveu sobre diversos assuntos, como Ética, Política, Ciência, Metafísica e Lógica.
45 curiosidades que você vai gostar
Aristóteles foi um dos principais filósofos gregos. Escreveu uma série de obras sobre filosofia, política, ética, metafísica e lógica. Sistematizou os conhecimentos que influenciam toda a cultura ocidental, criou conceitos inéditos e abriu uma nova escola filosófica.
Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. Pelo menos, daquilo que chamamos assim, os modos de pensar pelos quais depuramos um pensamento até lapidar nele sua máxima coerência. Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.
Pioneiro na classificação de diferentes tipos de animais, o filósofo grego criou métodos de análises comparativas que continuam a ser adotados na biologia atual, como o conceito de anatomia comparada. Nas artes, é possível dizer que Aristóteles foi um dos primeiros a pensar o teatro.
Quando o pensamento de Aristóteles afirma que ”o homem é um ser político por natureza”, ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis.
A filosofia da natureza, também denominada filosofia natural, é a parte da filosofia que trata do conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material. Ela é considerada a precursora das ciências naturais, como a física.
Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Há uma relação entre política e educação na Grécia antiga.
Para Aristóteles, o Estado deve ser o responsável pela educação, que deve ser adaptada à forma de governo. Ou seja, os cidadãos devem ser formados à maneira do governo. As escolas devem estar sob o controle estatal porque ele entende que o Estado só é possível se os cidadãos aprenderem a obediência às leis.
O método de ensinar e aprender de Aristóteles
O método didático de Aristóteles consistia em caminhar pelos ambientes (experiência empírica). Nessas caminhadas, Aristóteles buscava desenvolver em seus alunos a observação, comparação e percepção do mundo a sua volta, trazendo a reflexão.
A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego.
Aristóteles e sua metafísica
Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Princípio de identidade – Fala que uma proposição é sempre igual a ela mesma, nunca diferente.
As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categoriasSubstância;Quantidade;Qualidade;Relação;Lugar;Tempo;Posição;Posse;
- normativo: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; - doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar - Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.
O conceito aristotélico de economia como ação/política do “cuidar”, como a ciência que busca o melhor uso das riquezas destinadas a manutenção e aperfeiçoamento da vida social, auxilia o mundo moderno à construção de um pensamento econômico.
Tido como o maior filósofo grego da Antiguidade, Platão era, por sua vez, discípulo do grande mestre Sócrates.
Como Elon Musk ganha dinheiro?
Como saber qual cartório está o protesto?
O que precisa para ser empreendedor individual?
Como Ver geração do processador?
Como vira um Comensal da Morte?
Como saber os vídeos que eu dei Deslike?
Dá para trabalhar como cosplay?
Como saber se uma pessoa está com carteira assinada em uma empresa?
Qual o salário de um fisioterapeuta perito?
Como saber quais são os vídeos mais vistos no YouTube?
Como se tornar DJ de música eletrônica?
Qual o procedimento para realizar o desconto da contribuição sindical?
Como saber minha versão Firefox?
Como saber se uma pessoa vai ser bem sucedida?
Como saber qual carregador carrega mais rápido?
Como se tornar MVP da Microsoft?
O que você precisa gostar para fazer Direito?