As danças folclóricas enriquecem todo um contexto cultural de uma sociedade seja ela, na rua, em salões ou então no âmbito escolar que estamos ressaltando, através destas danças fica-se sabendo um pouco de onde veio a humanidade, sobre os costumes que cada povo adquiriu com o tempo, a maneira de viver destes povos, ...
Na verdade trabalhar com a dança permite ensinar, da maneira mais divertida, todo o potencial de expressão do corpo humano. É um ótimo recurso pedagógico para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, e até mesmo aumentar a socialização da turma.
Unidas a músicas com características regionais, a dança ajuda a representar histórias e culturas de povos e seus ancestrais. Essas danças são, geralmente, baseadas em histórias, lendas, cultos religiosos a deuses, datas comemorativas, festejos típicos e outras influências.
As danças folclóricas enriquecem todo um contexto cultural de uma sociedade, através destas danças é possível conhecer melhor a humanidade, os costumes e a maneira de viver de cada povo, além de favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo, da autoconfiança, da expressão corporal e diminuir a timidez ...
As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
43 curiosidades que você vai gostar
O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL.
Neste sentido, as danças folclóricas se caracterizam por promover a integração, socialização, prazer, divertimento e respeito aos costumes das diversas civilizações humanas.
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
As danças folclóricas enriquecem todo um contexto cultural de uma sociedade seja ela, na rua, em salões ou então no âmbito escolar que estamos ressaltando, através destas danças fica-se sabendo um pouco de onde veio a humanidade, sobre os costumes que cada povo adquiriu com o tempo, a maneira de viver destes povos, ...
Existem diferentes e importantes valores para as danças folclóricas. Valor físico: é uma forma de exercício físico completo, melhora as funções circulatórias, respiratórias, digestivas, colabora para a agilidade e flexibilidade dos movimentos...
Quais os benefícios da dança para o corpo?– Melhora e corrige a postura;– Estimula o ganho de massa muscular;– Consegue tonificar diversas partes do corpo, inclusive o abdômen e core;– Aumenta a mobilidade das articulações ao mesmo tempo que tonifica;– Melhora o controle cardiorrespiratório;
A dança é utilizada como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Ela proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que levam o indivíduo a ser mais tolerante, sensível, criativo e sem preconceitos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas.
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais. ... Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.
Através da dança, consegue-se demonstrar cultura, expressar as suas vivências através de gestos corporais. Segundo Medina et al. (2008), é uma forma de movimento elaborado, fornecendo representações da cultura dos povos. Assim, ela mostra, manifesta os costumes, hábitos de uma sociedade específica.
Como danças populares podemos citar inúmeras e talvez, essa lista nunca tenha fim. Porém as mais conhecidas no Brasil são: Axé, Bumba meu boi, Cacuriá, A Dança do Carimbó, ciranda, coco, Forró, Frevo, Danças Gaúchas, Jongo, Maculelê, Maracatu, Xaxado, etc.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Estratégias de ensino-aprendizagem
É bastante provável que a dança folclórica mais trabalhada nas escolas brasileiras seja a festa junina, que no Brasil é uma festa em homenagem aos santos católicos de comemoração no mês de junho, em especial Santo Antônio e São João.
Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil.
Segundo dados obtidos, acredita-se que o folclore seria um instrumento importante na Educação Física tendo como meta o resgate da cultura brasileira no ambiente escolar e assim da formação sócio-cultural do aluno, visto que se apresenta como uma ramificação da cultura que influência a formação da corporeidade do ...
Como qualquer modalidade, essas brincadeiras ajudam a manter nosso corpo saudável e ativo, além de exercitarem o espírito de equipe e contribuírem para o conhecimento da nossa cultura.
As atividades folclóricas podem ser empregadas no conteúdo de Educação Física no ambiente escolar, como um recurso auxiliar a fim de desenvolvera auto-estima, a criatividade, a coordenação viso-motora, a linguagem escrita, oral, musical e corporal, resgatando o elo entre o presente e o passado, despertando no aluno o ...
Assim, elas têm grande papel na sociedade, de caráter pessoal e coletivo. E essa grande expressão é registrada através dos movimentos. A dança urbana foi a primeira manifestação corporal do emocional humano. Assim como outras danças, as danças urbanas também seguem regras próprias.
Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Os efeitos positivos não param por aí. Conheça melhor os principais benefícios que a dança pode trazer para sua vida e sua saúde.
Quais são os esportes aquáticos que existem?
Qual a origem da harpa paraguaia?
O que são eletrólitos como eles funcionam *?
O que é um artigo em uma frase?
Qual foi a frase que Dom Pedro Primeiro disse às margens do rio Ipiranga?
Qual foi a contribuição de Redi para elucidar a origem da vida?
O que devo comer depois do jejum?
O que são elementos naturais 3 exemplos?
Qual é o significado da palavra protestou?
Como tomar aspirina para evitar o infarto?