Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
Maurício de Nassau (1604-1679) foi um conde, militar e administrador holandês. Governou as províncias holandesas no Brasil, instalou a capital do Brasil holandês na cidade do Recife, na capitania de Pernambuco. ... Com 16 anos, lutou no exército dos Países-Baixos, na Guerra dos Trinta Anos, contra os espanhóis.
Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampação das dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aos cristãos.
Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.
Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.
36 curiosidades que você vai gostar
Contexto histórico. A ida de Nassau para a colônia tinha por objetivo restabelecer a administração civil e militar da região. Além disso, reerguer a produção dos engenhos de açúcar, recuperando a economia da capitania.
Ao contrário do que era costume na época, ele se recusou a explorar a colônia apenas em benefício da WIC. Ao invés disso, sua maior preocupação foi promover o bem-estar dos habitantes e preservar a terra.
Entre as principais medidas tomadas por Nassau aqui no Brasil, destacam-se:Propôs-se recuperar a economia local, procurando compradores para os engenhos locais;Ampliou o domínio holandês no Nordeste;Promoveu reformas estruturais em Recife;Manteve relação pacífica com os indígenas.
Principais características e ações do Governo Nassau
- Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar. - Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico. - Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.
O plano era retratar o Brasil holandês para os investidores europeus saberem a importância das terras ocupadas. Sobrinho do pintor Gheert Roeleffs, Eckhout trabalhava em Amsterdã (Holanda) como ilustrador, aos 26 anos, quando foi convidado para a missão artística de Nassau.
Entre 1637 e 1644, tempo que governou em terras brasileiras, Nassau provocou mudanças e foi responsável por muitos dos pioneirismos que tanto orgulham os pernambucanos: decretou a liberdade de culto religioso; fez a primeira documentação da paisagem local; criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico; ...
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
O que se tem de herança são os traçados das ruas, a inspiração arquitetônica de prédios compridos e estreitos, além da disposição das edificações, a mesma desde o período do governo do conde Maurício de Nassau.
Ele também investiu nos engenhos de açúcar para retomar a produção açucareira. Questão 2 – Qual das alternativas abaixo traz o motivo da saída de Maurício de Nassau do Brasil? A) Expulsão dos holandeses por tropas espanholas.
Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.
a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas.
As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica.
O domínio holandês no Brasil foi curto. Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda, que incluía Pernambuco e outras capitanias. Seu principal interesse era controlar os centros de produção de açúcar.
"O objetivo dos holandeses não era colonizar a África. O povoado visava a apoiar o comércio direto com as Índias. Além disso, pretendiam anular os intermediários árabes, que lucravam muito como opção à rota de Constantinopla.
No Brasil, a expulsão dos holandeses desencadeou uma crise econômica no Nordeste. Portugal não tinha condições financeiras para reerguer os engenhos de açúcar, nem espaço no mercado externo para comercializar o produto.
Então venha conhecer 20 costumes culturais dos holandeses:Pontualidade. ... Ser direto. ... Tirar o sapato para entrar em casa. ... Anunciar o seu nome completo ao telefone. ... Comer o bolo de aniversário no ínicio da festa. ... Religião na Holanda. ... Sair com amigos para sauna (pelados) ... Comer pão no café da manhã e no almoço.
Características da pintura de gênero holandesa
As pinturas de gênero holandesas, do século XVII, caracterizam-se pela riqueza em detalhes, precisão e apuro técnico, numa tentativa de representar tudo aquilo que o olho humano é capaz de captar, de tal forma a dar à imagem um apecto semelhante à vida.
Principais realizações no período em que administrou a região conquistada pelos holandeses no Nordeste brasileiro: - Estabeleceu uma situação de boas relações entre holandeses e brasileiros (latifundiários e comerciantes). - Criou, Zoológico, Museu Natural e Jardim Botânico em Recife.
Nova Holanda (em neerlandês: Nieuw Holland), também conhecida como Brasil Holandês, foi uma colônia da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) que ocupou grande parte da região Nordeste do Brasil entre 1630 e 1654.
Com uma obra de grande interesse descritivo, retratou os primeiros habitantes do país, entre os quais mulatos, mamelucos e negros, sendo o quadro A dança dos tapuias, considerado por muitos como sua obra-prima.
Quanto tempo para dar queixa de desaparecimento?
Como saber se a bomba de óleo parou?
Como se calcula a depreciação de um trator?
Como funciona teste de diamante?
Como calcular magnitude de força?
Como calcular a área total de um prisma quadrangular?
Como testar o regulador de voltagem do alternador com multímetro?
Como se calcula a frequência de recombinantes?
Como funciona a memória de um bebê de 1 ano?
Como testar resistência industrial?
Como calcular a magnitude do sismo?
Como se descobre a carga de um cátion?
Como funciona a Lei do atendimento preferencial?
Como testar o sensor infravermelho?
Como calcular a disponibilidade de um sistema?
Em qual momento específico surge a jurisprudência?