As estruturas condicionais possibilitam ao programa tomar decisões e alterar o seu fluxo de execução. Isso possibilita ao desenvolvedor o poder de controlar quais são as tarefas e trechos de código executados de acordo com diferentes situações, como os valores de variáveis.
As estruturas de repetição são úteis, por exemplo, para repetir uma série de operações semelhantes que são executadas para todos os elementos de uma lista ou de uma tabela de dados, ou simplesmente para repetir um mesmo processamento até que uma certa condição seja satisfeita.
O uso das estruturas condicionais é praticamente indispensável na maioria dos projetos, já que elas são capazes de realizar diferentes funções de forma prática. Elas permitem, por exemplo, controlar o conteúdo que será exibido, criar formulários dinâmicos, desenvolver mídias interativas e tornar páginas responsivas.
Assim como as condicionais, as estruturas de repetição também fazem perguntas. A diferença é que é feita a mesma pergunta repetidamente até que uma determinada tarefa tenha sido elaborada. Por exemplo, quando você prega um prego na parede, embora você não perceba, você constantemente se pergunta: "O prego já entrou?"
As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.
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Para não precisar reescrever várias linhas em um algoritmo, pode-se utilizar as estruturas de repetição. Estudaremos três delas: enquanto, repita e para. Esta estrutura de repetição executará um determinado trecho de código repetidas vezes. Para isso, ela executará um teste antes de cada execução.
O que é estrutura de repetição? Dentro da lógica de programação é uma estrutura que permite executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição ou com um contador.
Estrutura condicional
Permite a escolha do grupo de ações e estruturas que serão executados, quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas (verdadeiro ou falso), forem ou não satisfeitas.
A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta. A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira. Se a condição for falsa, a estrutura é finalizada sem executar os comandos. O comando que define a estrutura é representado pela palavra SE.
A linguagem C possui 3 estruturas de repetição: do... while, while e for. }while(condição); onde: condição é uma expressão lógica ou numérica e bloco é um conjunto de instruções.
As estruturas de decisão (também conhecidas como Estruturas Condicionais) exigem que o programador especifique uma ou maiscondição a ser testada pelo programa, juntamente com uma instrução (ou conjunto) a ser executada se o resultado do teste for verdadeiro, e, opcionalmente, outra instrução ou conjunto de instruções ...
As instruções condicionais dizem ao programa para avaliar se uma certa condição está sendo cumprida. Se a condição for cumprida, o programa irá executar o código específico; mas, se não for cumprida, o programa continuará passando para outro código.
- Quando precisamos decidir se um bloco deve ser executado ou não usamos os comandos condicionais. - SE e SENÃO verificam uma condição. Caso a condição seja verdadeira é executado um bloco de comandos.
Copiar vetores
Tampouco é possível copiar o conteúdo de um vetor para um outro, mesmo que os dois sejam de mesmo tamanho e os elementos sejam de mesmo tipo. O correto é utilizar uma estrutura de repetição for para copiar um elemento de cada vez.
A estrutura de repetição PARA, implementa um contador implicitamente. Veja como é o seu esquema. O passo de incremento é opcional, esse recurso serve pera definir qual o valor do incremento do contador, por exemplo de 1 em 1 (padrão), de 2 em 2, de 3 em 3, etc.
Estrutura de Decisão em C/C++
Estruturas de decisão são utilizado em C/C++ para a verifica um comando e efetuar decisão do mesmo. Esse tipo de Estrutura é utilizada também em linguagens de programações modernas.
Existem diversas estruturas de dados utilizadas na programação, as quatro principais são: Listas e suas variações (filas, pilhas, deques, listas circulares…), Árvores e suas variações (binárias, binárias de busca, não binárias…), Grafos, Tabelas Hash, que são largamente utilizadas na implementação de aplicações.
Estruturas de decisão encadeadas – if – else – if – else
Chamamos de estruturas de decisão encadeadas, quando uma estrutura de decisão está localizada dentro do lado falso da outra. Este tipo de estrutura também é conhecida como seleção “aninhada” ou seleção “encaixada”.
O comando condicional permite que blocos diferentes de comandos sejam executados, dependendo do resultado de uma expressão lógica (uma expressão cujo resultado é Verdadeiro ou Falso).
Estruturas condicionais composta (SENÃO - ELSE)
SE (a > b) ENTÃO Exibir mensagem "o número A é maior que o número B". ... Diferente do exemplo sobre estrutura condicional simples onde o algoritmo não tomava nenhuma ação, aqui ele toma uma decisão diferente, exibindo a mensagem “o número A é menor que o número B”.
Estrutura repita
Essa estrutura é utilizada quando temos um número indefinido de repetições e precisamos que o teste condicional seja realizado após a execução do trecho de código. Isto é, devemos utilizar essa estrutura quando não sabemos o número de vezes que um trecho do código deve ser repetido.
As estruturas de repetição, executam a repetição de um conjunto de instruções enquanto uma determinada condição é verdadeira. Em linguagem C, existem três estruturas de repetição, são elas: for, while e do… while. Cada uma destas estruturas tem a sua particularidade em termos de funcionamento.
De forma bastante resumida, podemos descrever o loop ou looping em um software como uma instrução que fica se repetindo até que uma determinada condição seja contemplada.
instruções. ou mais de seus passos repetido duas ou mais vezes é denominado de algoritmo de repetição (Orth, 2001). instrução ou uma sequência de instruções mais de uma vez, necessitamos de uma instrução de repetição.
Constantes são valores fixos que você utilizará em seu programa e variáveis são valores que precisam variar durante o tempo de execução do seu programa.
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