Após mais de uma década de estudos, os pesquisadores concluíram que, quem lê, ao menos trina minutos por dia, somando pouco mais de três horas semanais, tinha 17% menos chances de morrer do que quem não lê. Quando o comparativo considerou os leitores mais assíduos, o percentual subiu para 23%.
Continue com a gente!1 Aumenta o foco e a concentração.2 Fortalece o pensamento crítico.3 Exercita o cérebro.4 Estimula a criatividade.5 Aprimora a escrita.
Segundo Dráuzio Varela, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, sendo um dos mais completos exercícios. Durante a leitura, a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento, o desenvolvimento intelectual é aprimorado, e a cada leitura o conhecimento é expandido.
Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.
10 benefícios que o hábito da leitura traz para a sua carreiraAmplia seus horizontes. ... Aumenta a criatividade. ... Enriquece o vocabulário. ... Melhora a habilidade de escrever. ... Fortalece a memória. ... Melhora a capacidade de concentração. ... Aumenta a inteligência emocional. ... Desenvolve o comprometimento.
38 curiosidades que você vai gostar
Uma pesquisa recentemente realizada nos Estados Unidos mostra que ler um romance causa mudanças nas conexões neurais similares às que ocorreriam se a pessoa realmente tivesse vivido as experiências dos personagens fictícios.
Leitura faz bem para nossa saúde mental
Para muitos, ler é um hobby – e ter um hobby praticado com frequência naturalmente já melhora nossos níveis de estresse. Além disso, a leitura faz bem para o cérebro influenciando na nossa inteligência e criatividade.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.
Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
A leitura é também um forte instrumento de aprendizagem: por meio da leitura é possível aprender qualquer disciplina e desenvolver capacidades cognitivas superiores, como a reflexão, a crítica, a consciência dos processos de pensamentos – próprios e alheios.
Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.
Benefícios Cerebrais
A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Além disso, também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.
Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".
“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um exercício para o cérebro humano.
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.
8 principais emoções humanasAlegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ... Tristeza. ... Raiva. ... Medo. ... Surpresa. ... Afeto. ... Aversão. ... Confiança.
Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário; O pensamento lógico da criança é incentivado; Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina; A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.
Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o “ato de ler”, busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo. Tal abordagem nos mostra que, o que antes era tratado e realizado de forma autoritária, agora é concebido como “ato de conhecimento”.
A leitura para Freire (2003) consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.
Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação. (FREIRE, 2001, p.
Como fica os juros do cartão de crédito nessa pandemia?
Quem responde pelas dívidas do falecido?
Como conjugar o verbo Work no simple present?
Como o ambiente influencia nas pessoas?
Quais são as características da Pós-modernidade?
Quando sai os precatórios 2021?
Como podemos caracterizar a população?
Quais são as características de literatura?
Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático podemos afirmar que?
Quem inventou a linguagem dos surdos?
Como ser um jovem Bem-sucedido na vida?
Como se classificam os aminoácidos?
O que é preciso para ser um profissional de segurança da informação?