É comum as pessoas perguntarem se pode existir uma vírgula depois de um travessão. A resposta é afirmativa, a possibilidade existe. Para compreender isso, observe com atenção o fragmento em epígrafe. Para pontuar corretamente um texto, é preciso enxergar as suas partes, a sua organização sintática.
O travessão pode aparecer antes da vírgula, sem eliminá-la. Isso ocorre quando a intercalação com travessão duplo é colocada dentro de uma intercalação entre vírgulas [ex. 1 abaixo] ou quando a vírgula é usada para separar uma oração subordinada [ex.
Travessão nas orações intercaladas
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
28 curiosidades que você vai gostar
Usos do travessãoDiscurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ... Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.
Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral? Observe que a passagem intercalada pelos travessões “João, você fez o relatório trimestral?” está em discurso direto e, por isso, introduzida por travessões.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i.
Como garantir a fala correta em qualquer situaçãoPense antes de falar. ... Estude a norma culta portuguesa. ... Leia livros de diversos gêneros. ... Pratique o discurso na frente do espelho. ... Faça exercícios vocais. ... Treine a escrita em situações cotidianas. ... Ouça com atenção. ... Concentre-se enquanto você fala.
A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.
Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e TextosDiálogo é aquele momento em que você se despe da função de narrador, e entrega a responsabilidade para a personagem. ... Ouça as Pessoas. ... Corte o Irrelevante. ... Use Somente Diálogos Indispensáveis. ... Use Diálogos Com Falas Curtas. ... Insira Descrições Entre as Falas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
7 hábitos que ajudarão a treinar o português correto diariamente!Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ... Tenha sempre um livro à mão. ... Sempre escreva ao final do dia. ... Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ... Revise seus próprios textos. ... Não dependa do corretor ortográfico. ... Pense no leitor.
Descubra 60 palavras formais da Língua Portuguesa.Amplexo. Abraço.Regozijo. Alegria; prazer; contentamento; festa; folguedo.Tergiversar. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios.Alvíssaras. ... Malgrado. ... Acrimónia. ... Escusa. ... Parlapatão.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.
As palavras informais são aquelas que utilizam variações da gramática. Estas palavras não devem ser usadas na linguagem escrita formal, como na escola, no trabalho e em documentos.
Notícias relacionadasAprenda a organizar a sua fala. A organização é um requisito para uma fala atrativa, clara e eficaz. ... Priorize informações e dados. ... Inicie sua fala de uma forma atrativa. ... Aprenda a contar uma história. ... Pratique a escuta ativa. ... Dê energia à sua voz. ... Domine sua linguagem corporal.
Como falar bem: A arte de falar de forma clara e expressivaFale com boa intensidade e velocidade. ... Trabalhe a pronúncia de suas palavras. ... Preste atenção em sua linguagem corporal. ... Pesquise antes sobre o assunto. ... Tenha certeza que sua fala tem começo, meio e fim. ... Desenvolva seu vocabulário.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
O que acontece quando o pâncreas está inflamado?
Como fica o rosto depois de aplicar botox?
Quais são os tipos de obras que possuem Direitos Autorais?
Quanto tempo dura um day after?
Quais são as gírias do baiano?
O que é passivo não circulante no balanço patrimonial?
Onde fica a nuvem do WhatsApp?
Qual a importância das ações educativas?
O que é projeto de divulgação científica?
O que colocar no remetente e destinatário?
Como juntar áudios MP3 online?
Quais as tecnologias do Brasil?
O que é isomeria de função exemplos?
Quantos rende 100 mil no Tesouro Direto?
Quanto é a multa de insulfilm na frente?