É possível recorrer de decisão do STJ?

Pergunta de Joaquim Kevin de Magalhães em 27-05-2022
(16 votos)

Recurso espe​​​cial Pode ser possível recorrer das decisões, para que o STJ defina qual é a mais adequada. Essa decisão do STJ passa então a orientar as demais cortes. Desde 2008, os recursos especiais podem ter caráter repetitivo. Isso ocorre quando há múltiplos recursos com fundamento na mesma questão legal.

Qual o recurso cabível contra decisão do STJ?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.


Quando é possível recorrer ao STJ?

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Como se chama a decisão do STJ?

A jurisprudência é o conjunto de decisões e interpretações das normas quando analisadas as situações de fato pelos Tribunais.

O que acontece quando um processo vai para o STJ?

O STJ é um tribunal de precedentes. Quando há um conjunto de decisões judiciais que interpretam determinada norma da mesma forma, cria-se jurisprudência. Esta jurisprudência, estável e sólida, é o que deve orientar os magistrados de todo o país na solução de conflitos.

? IMPORTANTE DECISÃO DO STJ - INFO 630 | QUAL RECURSO DA DECISÃO EM CUMPRIMENTO DE SENTENÇA? | STJ


45 curiosidades que você vai gostar

Quando uma decisão do STJ é vinculante?

Isso ocorre quando há múltiplos recursos com fundamento na mesma questão legal. Nesse caso, o STJ pode determinar a suspensão dos processos que tratem da mesma matéria, até que julgue um recurso representativo da controvérsia.

Quando posso recorrer ao Supremo Tribunal Federal?

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (4) projeto de lei que permite ao cidadão que se sentir lesado em algum direito fundamental recorrer diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de arguição de descumprimento de preceito fundamental (Adpf).

Quando cabe ROC para o STJ?

Caberá o denominado ROC para impugnar decisões de habeas corpus, mandado de segurança , o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instancia pelos Tribunais Superiores, quando denegatória a decisão e for o crime politico, de acordo com o art. 102, II, a e b da Constituição Federal de 1988.

Qual o cabimento do agravo interno?

Cabimento. O art. 1.021 do CPC estabelece que o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator. Sua leitura pode, então, gerar a impressão de que este recurso só pode ser empregado como meio destinado a impugnar decisões monocráticas, unipessoais, proferidas pelos relatores.



Outras questões

O que são os animais carnívoros?

Qual a natureza jurídica da Sociedade Limitada Unipessoal?

O que é Cid M81 0?

O que é a qualidade do trabalho?

Como adicionar apps no Opera?

Qual é o tempo verbal de ensinar?

Quem é o membro mais baixo do BTS?

O que quer dizer a sigla PIC?

Qual a diferença de anemia e policitemia?

Como calcular o IMC de acordo com a OMS?

O que é o saeb?

Qual é a altura do Tom Riddle?

Quanto tempo demora relva a nascer?

Quais são as métricas de qualidade de software?

Como se calcula a média de idade?

Qual a diferença de diarreia aguda e crônica?

Quanto custa mudar cor do veiculo?

Quando usar por cento ou porcento?

Qual a história da novela um lugar ao sol?

O que é uma fábrica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com