Nada se cria, tudo se transforma. Essa lei da física pode estar sendo ultrapassada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, que diz ter descoberto um meio de gerar matéria a partir do vácuo – popularmente conhecido como “nada”. ... Agora podemos fazer isso”, explica o físico Gastão Krein, da Unesp.
Einstein mostrou que energia não é apenas uma coisa que corpos podem ou não ter. Segundo a relatividade especial, matéria e energia são interconversíveis: é possível transformar matéria (ou massa) em energia e vice-versa. Em vez de ser algo que corpos materiais têm, energia passou a ser algo que eles são.
Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria. A energia é a capacidade de causar a mudança ou fazer o trabalho. O calor que nos aquece, a luz do Sol, de outras estrelas ou das lâmpadas, são formas de energia.
Cristal de luz Cientistas garantem ter solidificado a luz, cristalizando os fótons como se eles fossem os átomos na rede cristalina de um sólido. Não se trata de espalhar a luz através de cristal - a luz se transforma em um cristal, com os fótons ficando fixos no lugar.
"A questão básica do que é o vácuo, o que não é o nada, vai além da ciência." Sob as condições adequadas - que incluem um feixe de laser de ultra-alta intensidade e um acelerador de partículas de dois quilômetros de extensão - pode ser possível criar algo do "nada".
Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume. É composta por moléculas e átomos unidos e ordenados de diferentes formas, o que garante diferentes propriedades específicas.
Da mesma forma que matéria pode ser convertida em energia, também a energia poderia se transformar em matéria. Isto é o que um time de doze pesquisadores dos Laboratórios Jefferson (Estados Unidos) está buscando em um novo experimento chamado Hall A.
Apesar de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas similares aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo .
Albert Einstein previu essa possibilidade em 1905, quando ele formulou sua teoria da relatividade: embora você não possa exatamente extrair algo do nada, você pode chegar quase lá. Sua famosa fórmula E=mc 2 é uma via de duas mãos. Da mesma forma que matéria pode ser convertida em energia, energia também pode ser convertida em matéria.
Na Teoria da Relatividade, massa e energia são duas formas da mesma coisa, e uma não existe sem a outra. Um objeto a altas velocidades, próximo da velocidade da luz não pode ser acelerado até, ou mais do que, a velocidade da luz, não importando quanta energia é transferida ao sistema.
Quanto se ganha em média com carrinho de churros?
Quais as divisões do estômago dos monogástricos?
Como trabalhar o tema museu em sala de aula?
Como fazer um plano de ação de comunicação?
O que fazer para resolver conflitos no trabalho?
Como trabalhar em sala de aula com alunos surdos?
Qual a diferença entre plantas C3 C4 é cam?
Porque temos ciúmes dos nossos amigos?
Como o carbono é retirado do meio?
Como ocorre a forma direta de coleta de dados na estatística?
Como ocorre o processo de digestão e absorção das proteínas?
Quando ocorre descentralização?
Qual a estrutura reprodutora das angiospermas onde ocorre a fecundação?
Como é realizada a absorção foliar?
Como jogar Wild Rift usando VPN?