De acordo com o jornal hebraico Israel Hayom, um homem de 78 anos, cego dos dois olhos há mais de 10 anos, recuperou sua visão após ser a primeira pessoa a utilizar o implante de uma córnea artificial desenvolvido pela startup israelense CorNeat Vision.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para se considerar uma pessoa cega, dois fatores devem ser analisados: a acuidade visual, isto é, o que a pessoa enxerga dentro de uma determinada distância, e o campo visual, que é amplitude da área alcançada pela visão.
As pessoas que apresentam cegueira desenvolvida ao longo da vida possuem a chamada memória visual. Por causa dessa memória, essas pessoas conseguem lembrar-se de imagens e cores, por exemplo, o que facilita muito a adaptação ao nosso estilo de vida. No entanto, quem nasce cego não apresenta tais memórias.
De acordo com os resultados do estudo, pessoas que nasceram cegas tiveram pesadelos 25% do tempo. No entanto, pesadelos ocorreram apenas 7% do tempo para pessoas que ficaram cegas durante sua vida e 6% para pessoas que podiam ver. A pesquisa também revelou as disparidades entre os sonhos das pessoas nos três grupos.
A cegueira apresenta grande impacto na vida das pessoas e pode, inclusive, afetar psicologicamente quem a possui. Geralmente, a cegueira impede a pessoa de locomover-se sozinha, interferindo também na realização de outras atividades diárias relativamente simples.