A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos, sangue e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo. O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório.
Os vasos linfáticos desembocam no chamado ducto torácico, que vai do abdômen ao pescoço. É no final desse tubo que a linfa, já filtrada, volta ao sangue, precisamente no momento em que o ducto se conecta a duas veias, a subclávia e a jugular. E aí a história recomeça.
Ao prejudicar a circulação correta de linfa para a corrente sanguínea, essas situações dão origem ao linfedema, que é o inchaço no corpo produzido pelo acúmulo de linfa e líquido nos tecidos do corpo.
A principal via de drenagem linfática do corpo é o ducto torácico que recolhe a linfa dos membros inferiores, pelve, abdome, metade esquerda do tórax, membro superior esquerdo e lado esquerdo da cabeça e pescoço.
Ductos linfáticos Função: o ducto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, já o ducto linfático é responsável por drenar a linfa de todo o membro superior direito e do lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax para a corrente sanguínea.
Circulação linfática - como ela acontece no seu corpo? - A circulação linfática é o caminho que a linfa percorre desde a sua constituição até seu retorno à circulação sanguínea. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada pelos vários gânglios linfáticos que existem ao longo da cadeia ...
Os vasos sanguíneos formam um sistema fechado de tubos que conduzem o sangue do coração até os tecidos e novamente de volta para o coração. Parte do líquido intersticial entra nos vasos linfáticos, sendo através deste levado ao sistema vascular.
Os vasos linfáticos periféricos são de muito pequeno calibre e podem, com relativa facilidade, serem obstruídos por uma série de razões. Quando isso ocorre, a consequência mais chamativa é um edema duro e frio da região drenada por eles, chamado linfedema.
Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico.
Como usar reconstrução capilar keramax?
Como funciona a alavancagem 1 100?
O que significa Raspar o cabelo de um lado só?
Como é feita a avaliação no Uber?
Como fazer os pelos pararem de crescer Grosso?
O que vem a ser atividade estruturada?
Quanto custa um forno de queimar porcelana?
Como se livrar das verrugas do HPV?
Como rasterizar um texto no Photoshop?
Quanto tempo dura a salsicha cozida na geladeira?
Como guardar suas moedas antigas?