Os resultados foram conclusivos e demonstraram que os Sabiás que habitam regiões da cidade altamente impactadas pela poluição sonora , se adaptaram ao barulho excessivo, deslocando seus horários de canto para o meio da madrugada.
Bom, de acordo com estudos, na natureza, as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores. Claro, algumas espécies cantam por motivos distintos. No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação.
Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.
É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.
A Rasga-Mortalha é uma espécie de coruja da Amazônia, de voo baixo, que passa crocitando pelos ares. O povo do interior tem pavor de seu grito agourento, tido como aviso de que alguém vai morrer.
34 curiosidades que você vai gostar
Alguns teorizam que os pássaros cantam pela manhã simplesmente porque é uma hora tranquila do dia e, portanto, a melhor hora para fazer algum barulho. Outros levantam a hipótese de que os pássaros simplesmente não têm muito que fazer nas primeiras horas da manhã devido à falta de luz solar.
Indivíduos de muitas espécies aproveitam o amanhecer e o entardecer para fazer seus cantos de territorialidade, para alertar sobre possíveis perigos, para se comunicar entre eles e, no caso dos machos, para atrair as fêmeas.
O tempo de duração e a forma de dormir, depende da espécie e condições de pouso e tempo de voo, mas de uma forma geral algumas aves somente dormem 1 hora por dia. Muitas vezes, quando estão pousadas, mas também com pequenos cochilos durante os voos, ou dormindo com apenas um lado do cérebro.
ORNITOLOGIA (Strix bubo) ave de rapina noturna, existente em Portugal, alimenta-se sobretudo de mamíferos de pequeno e médio porte, tem cerca de 60 centímetros de comprimento, dois penachos na cabeça sobre os olhos grandes e alaranjados e plumagem malhada, em tons de castanho, preto e amarelo, sendo também conhecida ...