E, apesar de não ser sentença de um tumor, o excesso de pintas pelo corpo, mesmo que normais, já é sinal de alerta. “Os estudos mostram que ter mais do que 50 é um fator de risco para o melanoma”, aponta Alessandra. Antes de tudo, geralmente são as pessoas mais brancas que acumulam pintas.
Saiba como é possível proteger as pintas e os tratamentos para removê-las. Para Lilia o principal cuidado é a proteção solar adequada. “O uso do protetor deve ser diário, além disso, o recomendado é evitar a exposição entre 10 horas da manhã e quatro da tarde.
Muitas vezes, pintas no corpo, mesmo charmosas, podem indicar algum tipo de câncer. Por isso, conhecer e monitorar a pele é extremamente importante para um diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, evitando que as manchas evoluam. Quando descoberto precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura.
As pintas são compostas de aglomerados de melanócitos, células que produzem melanina e se formam na camada que fica abaixo da epiderme. Conhecidas pelos médicos também como nevos, costumam aparecer entre a infância e a adolescência, quando são consideradas benignas.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
As pessoas que têm mais pintas que outras costumam ter maior predisposição genética e ficam mais expostas ao sol. Especial atenção e cuidado devem ser dados às pintas que surgem sem que existissem antes e se as já existentes começam a sofrer mudanças.
As pintas no corpo devem ser regularmente inspecionadas pela própria pessoa e um médico deve ser consultado caso seja notada alguma alteração nelas, para que as remova precocemente. Um dermatologista poderá inclusive remover antecipadamente as pintas que ele julgue potencialmente cancerígenas, mesmo na ausência de qualquer modificação.
Por quê? A região seria a melhor para estimar o total de pintas no corpo: quem tem uma quantidade superior a essa por ali estaria propenso a manifestar várias outras pelo resto da derme. “Até faz sentido, mas é um dado estatístico, que no máximo contribui para predizer o risco de câncer, assim como outros fatores”, destaca a Alessandra.
Como mostrar atraso no MS Project?
Quais as vantagens do banco Pan?
Como funciona a degeneração do tecido nervoso?
Como saber o número do imóvel rural?
Como instalar novo ponto de tomada?
O que é catalisador e exemplos?
Qual o melhor leitor de PDF gratuito?
Como instalar o Eclipse Java no Windows?
Como identificar perfil comportamental?
Como consultar o pagamento de um boleto?
Como instalar IPTV no Smart TV?
Como saber o que é ouro na natureza?
Como identificar apendicite pelo hemograma?
Como instalar Dropbox no HD externo?