Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Os indivíduos nessa relação vivem juntos, de maneira fixa, e todos tem vantagem nessa associação. O líquen, por exemplo, são associações feitas entre fungos e algas microscópicas.
São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins. As abelhas vivem em uma relação de sociedade, em que os indivíduos vivem juntos e há uma divisão de trabalho entre seus componentes. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho.
As relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos podem trazer benefícios para todos os envolvidos, como é o caso do mutualismo, ou então trazer prejuízo a um deles, como é o caso da predação.
Alimentam-se, respiram, comunicam-se e se reproduzem. Tudo que mantem a vida está no meio em que os organismos estão. E a interação, claro faz parte das necessidades básicas para a sobrevivência. As mutações, por exemplo, são frutos do ambiente: radiação, substâncias químicas etc.
As relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.
Relações Harmônicas: quando o resultado da associação entre as espécies é positiva, na qual um ou os dois são beneficiados sem o prejuízo de nenhum deles. Relações Desarmônicas: quando o resultado desta relação for negativo, ou seja, se houver prejuízos para uma ou ambas as espécies envolvidas.
As abelhas, formigas,lobos,gorilas e outros animais são conhecidos por serem animais sociáveis. Alguns animais se organizam em sociedade. As abelhas, vespas, formigas e cupins são exemplos disso.
A seguir são feitas afirmações sobre as relações entre seres vivos. Todas estão corretas, exceto: a) Mutualismo é um tipo de associação permanente entre seres vivos de duas espécies distintas, com benefício para ambos. Um exemplo de mutualismo é a associação entre algumas algas e fungos, formando líquens.
No ecossistema os organismos estão freqüentemente relacionando-se entre si, ou seja, a presença de uma determinada espécie causa prejuízo ou beneficio para outra; mesmo que essas interações, mesmo negativas, participam do equilíbrio natural.
Quando temos organismos da mesma espécie que trabalham unidos para o bem do grupo, temos um tipo de relação intraespecífica harmônica. Os agrupamentos que se caracterizam por possuírem divisão de trabalho, sistema de classes e indivíduos que apresentam relativa independência e mobilidade recebem o nome de:
Como o gênio foi parar na lâmpada?
Como Han aparece em Velozes e Furiosos 9?
Como os dados são gravados no disco rígido?
Como o Google Apps for Education foi desenvolvido para escolas Santo Digital 2015?
O que o Halloween representa para os americanos?
Porque o Halloween é tão famoso?
Como demonstrar amor a um escorpiano?
Como instalar apache2 no Kali Linux?
Quando se usa Whose em inglês?
Como ativar Wi-fi Direct na TV Philips?