De quem ou do qual?

Pergunta de Francisca Luana Pacheco em 31-05-2022
(59 votos)

“Do qual” é o resultado da junção da preposição “de” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei. Neste caso, o verbo “falar” pede a preposição “de”: falei de que/quem?

Que ou do qual?

É mais comum a substituição de que por o qual depois de preposição, principalmente depois de preposição ou locução prepositiva de duas ou mais sílabas. Dizemos indiferentemente de que, ou do qual, com que ou com o qual, a que ou ao qual, sem que ou sem o qual.


Qual é a diferença entre DO e de?

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

Quando usar que é quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

Portuguese|Português: Uso das preposições DE, DO, DA, EM, NO, NA


33 curiosidades que você vai gostar

Qual é o pronome de quem?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Foi ele quem ou ele que?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. ... Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordância em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa.

Qual a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Quando se usa de?

Significado de Dê

substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.

É errado usar através de?

A locução prepositiva “através de” exprime sentido de movimento. Isso quer dizer que a utilizar para indicar um meio de execução é, gramaticalmente incorreto!

Como usar através de?

A locução através de pertence à família do verbo atravessar. Deve, portanto, ser empregada no sentido de passar de um lado a outro, ou passar ao longo de: Vejo o jardim através da janela (meu olhar atravessa a janela e chega ao jardim).

Quando usar no qual ou o qual?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Como usar no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Qual a diferença entre o que é qual?

Também encontrei num desses sítios a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual.

Qual a função da palavra desde que?

Além disso, dita palavra é considerada como ato de começar e está falando de tempo, lugar ou ordem. Pode ser uma locução adverbial desde já, a partir deste momento, doravante. Desde que, visto que, uma vez que, vai, desde que assim o desejas.

O que substitui o pronome que?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Foi eu que ou quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Foi ele que fez ou quem fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Fez ou fez com que?

Em relação à sua questão concreta, ambas as hipóteses são aceitáveis, embora pessoalmente prefira, neste contexto, o uso de fazer com que. Regressando ainda ao verbo fazer, será interessante verificarmos que ele pode igualmente surgir pronominalizado, com vários sentidos: Transformação – «Fez-se noite.»

O que é correto é para mim ou pra eu?

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Para que serve o sinal de aspas?

Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.

Como usar para eu e para mim?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração. Ou seja, a função sintática que os termos assumem nas orações é a principal diferença e parâmetro para saber quando utilizar cada um deles.



Outras questões

O que fazer quando o buço fica vermelho?

Como tirar umidade da entrada do carregador?

Como tirar verruga no médico?

Como pega verme no olho?

Como lavar um abacaxi?

Como tirar calculadora de notação científica?

Como tirar unhas de gel com acetona?

Precisa de visto para entrar na Islândia?

Como quebrar vínculo no PowerPoint?

Como usar Desodalina e Monaliz?

Qual o melhor tipo de aplicação a curto prazo?

Como tirar boa nota no IELTS?

Como tomar azitromicina di-hidratada 900mg?

Como colocar um zíper no trilho?

Como tomar BCAA para ganho de massa?

Porque a unha de fibra de vidro solta?

Qual o melhor exercício para quem tem retenção de líquido?

Como deve ser a cópia da carteira de trabalho?

Como é feita a lavagem de roupas a seco?

Como devo tomar Bottox shake?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com