No Rio Grande do Sul, o chimarrão foi trazido pelos índios Guaranis. A infusão da erva era feita em porongo e sorvida por meio do tacuapi, uma espécie de bomba feita de taquara.
O chimarrão é um costume gaúcho. Herança dos povos indígenas, entre eles os guaranis. É chamado de “mate” em países de língua espanhola e “chimarrão” no Brasil. Para preparar um bom chimarrão é necessário erva-mate, uma bomba, uma cuia e água quente.
O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções.
Os primeiros povos de que se tem conhecimento de terem feito uso da erva-mate são os índios guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai na época da chegada dos colonizadores espanhóis; e os índios caingangues, que habitavam na região dos atuais estados do Rio Grande do Sul ...
Por volta do século XVI, os colonizadores espanhóis entraram em contato com os índios Guaranis no atual estado do Paraná, onde estes consumiam uma espécie de chá servido em porongo (planta a partir da qual são feitas cuias de chimarrão) e sugado através de um pequeno canudo feito de taquara.
26 curiosidades que você vai gostar
De acordo com historiadores, a descoberta do chimarrão está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra, onde 3 mil indígenas ficaram famosos por adquirir vitalidade, alegria, hospitalidade e força através do consumo da infusão de uma espécie de chá com folhas fragmentadas de erva-mate.
Chimarrão: uma herança indígena
Em terras brasileiras, especialmente, a planta foi descoberta pelos colonizadores espanhóis que se instalaram nas terras de Guayrá, conhecidas atualmente como o estado do Paraná. Nessa época, os índios quíchuas, aimarás, guaranis e tupis que viviam ali já utilizavam uma infusão da erva.
Datam de mil anos antes da Era Cristã os primeiros achados de erva-mate, moída com outros objetos em oferendas funerárias de sepulturas pré-hispânicas, no Peru, segundo relata Fredericindo Marés de Souza em A origem do chimarrão. Não há dúvidas de que tribos indígenas faziam uso da erva-mate.
A invenção do uso do tereré deve-se ao povo guarani (tanto guarani-nhandeva, como guarani-kaiowá e outras etnias chaquenhas) muito antes da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e da Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935).
POR QUE O GAÚCHO TOMA CHIMARRÃO? Os gaúchos têm o chimarrão como bebida símbolo do estado, sobretudo, pelo fato dela fazer parte da história da região, sendo o território o mais propício do Brasil para o cultivo da erva-mate.
Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo.
A palavra chimarrão tem origens no vocabulário espanhol e português. Do espanhol cimarrón, que significa chucro, bruto, bárbaro, vocábulo empregado em quase toda a América Latina, do México ao Prata, designando os animais domesticados que se tornaram selvagens.
A erva-mate, conhecida cientificamente por ilex paraguariensis, é originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três estados do sul do Brasil, no norte da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os índios faziam o consumo da planta Ilex Paraguariensis como parte de um ritual de confraternização. ... Os Caciques e Pagés preparavam a bebida com folhas da árvore nativa da Ilex. A infusão era feita em cabaças (cuias) e consumida por meio de um canudo chamado Tacuapi / Taquapy, que significa bomba criada com taquara.
De origem paraguaia, o tereré chegou ao Brasil pela fronteira, pelos paraguaios e indígenas guaranis e kaiowás. As tradições do Tereré chegaram ao Brasil por Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Teria sido inventado durante a Guerra do Chaco (1932-1935), quando as tropas teriam começado a beber a infusão fria, e não mais quente, de erva-mate, para não acender fogos que denunciariam sua posição, isso possivelmente na região de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, que, na época, pertencia ao Paraguai.
Já uma história mais verídica diz que o tereré (também se pode pronunciar tererê) teria surgido na Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição.
2 – Erva-mate no Mundo
O Brasil é o principal produtor, com 880 mil toneladas de erva-mate produzidas no ano de 2019, seguida pela Argentina com 837 mil toneladas e o Paraguai com uma produção de 171 mil toneladas.
Os guaranis da região nordeste da Argentina parecem ter sido os descobridores do uso da erva-mate.
O mate pra o estribo ou O mate o mate do estribo . O último mate com que se brinda um visitante, quando ele já está “com pé no estribo”, ou seja, pronto para partir.
A bebida também possui antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e doenças como o câncer. Outro benefício do chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, portanto, contribui para acelerar o metabolismo.
Além das fronteiras nacionais, a erva mate é encontrada no Paraguai e em algumas partes da Argentina. Seu nome científico, Ilex paraguariensis, foi dado pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando conheceu a planta em 1820, no Paraguai.
Alguns fixaram residência nas terras da CAND, em Dourados, Campo Grande, Ponta Porã, indo morar em colônias particulares ou mesmo se tornaram empregados de colonos que passaram a produzir erva-mate.
A dona da banca, Gleice Borges, explica a principal diferença entre a erva que vai no chimarrão e a erva que vai para o tereré: "A diferença é que a erva do chimarrão é mais fina, mais forte e tem que ser com água quente. Aí, temos a erva de tereré. Ela é mais grossa, para colocar água gelada".
Como calcular o diâmetro de um cilindro?
Como saber o tamanho da hérnia umbilical?
O que é uma empresa de recuperação de crédito?
Como se chama a pessoa que tem mania de tomar remédio?
Qual é o nome da planta que produz arroz?
Como funciona um campeonato de Dominó?
Como se chama a principal fonte jurídica que constitui uma antiga legislação?
Como funciona uma sessão da Câmara Municipal de vereadores?
Como funciona uma panela elétrica?
Qual a função do limão na pilha?
Como funciona uma estação total?
Qual é o nome da criação de galinha?
Como funciona uma orquestra e quais os instrumentos musicais de uma orquestra?
Quantos UI de HCG por dia para emagrecer?
O que faz um promotor de crédito?