Maquiavel: os fins justificam os meios.
A frase aparece em todas as conversas sobre política, seja no balcão do bar da esquina, seja no Congresso Nacional, seja nas universidades. Com frequência, ela é atribuída ao filósofo e político italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527), um dos mais ofuscantes gênios do Renascimento.
Os fins justificam os meios é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante. ... Muitas pessoas criticaram Maquiavel indicando que ele defendia a prepotência e abuso de poder.
“Aquele que quer ser tirano e não mata a Bruto e o que quer estabelecer um Estado livre e não mata os filhos de Bruto, só por breve tempo conservará sua obra.” “O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio.” “Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons.”
A frase "Os fins justificam os meios" sugere que, com o intuito de se alcançar determinado objetivo, seria aceitável tomar qualquer atitude. ... Essa segunda frase sugere que o importante é realizar determinados feitos, ainda que a autoridade em questão tenha sido desonesta para alcançar tal objetivo.
35 curiosidades que você vai gostar
Os fins justificam os meios, frase que não consta no livro e que nunca foi escrita por Maquiavel, se tornou o melhor resumo do seu pensamento. Com um adendo importante: a política talvez seja um fim em si mesma. ... Pelo contrário: um político não pode usar uma receita fixa para conduzir um governo.
Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele.
Qual a origem da propriedade privada?
Quando surgiu a ciência política?
Como passar o cartão no ônibus?
Como fazer a maquiagem das coreanas?
Qual a origem da desigualdade entre os seres humanos?
O que é democracia no Brasil Resumo?
Como proceder diante de um cruzamento com sinal vermelho intermitente?
O que são danças urbanas e como surgiram?
Como que é a mancha do câncer?
O que significa a palavra democracia e onde surgiu?
O que fazer em caso de Bexigoma?
Porque ocorre o preconceito linguistico?
Como prevenir a cárie em crianças?
Como lançar atestado de horas?
Como bloquear perfil no Disney?
O que fazer para pedir uma ordem de despejo?