Cirrose hepática: é possível evitar um transplante de fígado adotando bons hábitos
Como o problema não tem cura (nem pode ser revertido), a solução pode ser o transplante de fígado. A recomendação, portanto, é ficar atento se houver fatores de risco para a doença (hepatites crônicas, etilismo, presença de gordura no fígado…) para flagrá-la quanto antes e poder estacionar seu avanço.
Pode haver o desenvolvimento de câncer hepático (carcinoma hepatocelular ou hepatoma), especialmente quando a cirrose é devido à hepatite B crônica ou hepatite C crônica , consumo excessivo e crônico de álcool, hemocromatose , deficiência de alfa 1-antitripsina ou doenças por acúmulo de glicogênio .
que normalmente é macio, torna-se todo endurecido. "Este endurecimento do fígado, como fase final dos machucados ocorridos ao longo de meses e anos, é o que chamamos de cirrose, ou seja, é o estágio final de qualquer doença que acomete cronicamente este órgão", afirma o hepatologista.
A Cirrose Hepática é uma doença terminal do fígado e o único tratamento definitivo é o transplante. Entretanto, se a causa for detectada e/ou se as complicações forem controladas, pode-se viver muito bem e por muitos anos mesmo portando a cirrose, sem a necessidade de um transplante.
Quando o sangue vindo dos órgãos abdominais encontra uma obstrução ao seu fluxo, a pressão na veia porta aumenta, dando início a um processo chamado hipertensão portal. Para um melhor entendimento, podemos dividir os sintomas da cirrose entre aqueles causados pela insuficiência hepática e aqueles causados pela hipertensão portal.
No fundo, a cirrose nada mais é do que a cicatrização do fígado. Onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz). O fígado é um órgão grande, que pesa cerca de 1,5 quilo, e está localizado na parte superior direita do abdômen, por baixo das costelas.
A Cirrose é comumente associada ao alcoolismo, mas não se resume a isso. Existem vários fatores que podem evoluir para uma cirrose, alguns desses são obesidade, doenças hepáticas e outros. Apesar disso, antes de sair achando que está com Cirrose, é indispensável acessar informações e prevenir doenças, que nos servem de alertas.
Isso significa que todas as substâncias que são digeridas e absorvidas pelo sistema digestivo são levadas ao fígado para serem metabolizadas antes de seguir para o resto do corpo. O paciente cirrótico possuiu um fígado cheio de fibrose, o que pode provocar a obstrução da chegada do sangue ao fígado pelo sistema porta.
Como fazer para parar de tomar prednisona?
Como deve ser feito um planejamento financeiro familiar?
Como colocar os móveis em quartos pequenos?
Qual o benefício do suco de salsinha com limão?
Quais são algumas maneiras de facilitar a leitura de uma planilha com muito texto?
Para que serve tintura de erva baleeira?
Como colocar uma pasta no WhatsApp?
Como organizar uma cozinha com pouco espaço?
O que é bom para abrir os caminhos?
Como devo organizar o meu terraço?
Como tomar o triptofano catarinense?
Como organizar um casamento rústico e simples?
O que fazer para tomar remédio amargo?
Como tomar Polaramine líquido?
O que aumenta a produção de prolactina?
Como organizar uma festa de casamento para poucas pessoas?