Cirrose hepática: é possível evitar um transplante de fígado adotando bons hábitos
Como o problema não tem cura (nem pode ser revertido), a solução pode ser o transplante de fígado. A recomendação, portanto, é ficar atento se houver fatores de risco para a doença (hepatites crônicas, etilismo, presença de gordura no fígado…) para flagrá-la quanto antes e poder estacionar seu avanço.
Pode haver o desenvolvimento de câncer hepático (carcinoma hepatocelular ou hepatoma), especialmente quando a cirrose é devido à hepatite B crônica ou hepatite C crônica , consumo excessivo e crônico de álcool, hemocromatose , deficiência de alfa 1-antitripsina ou doenças por acúmulo de glicogênio .
que normalmente é macio, torna-se todo endurecido. "Este endurecimento do fígado, como fase final dos machucados ocorridos ao longo de meses e anos, é o que chamamos de cirrose, ou seja, é o estágio final de qualquer doença que acomete cronicamente este órgão", afirma o hepatologista.
A Cirrose Hepática é uma doença terminal do fígado e o único tratamento definitivo é o transplante. Entretanto, se a causa for detectada e/ou se as complicações forem controladas, pode-se viver muito bem e por muitos anos mesmo portando a cirrose, sem a necessidade de um transplante.
Quando o sangue vindo dos órgãos abdominais encontra uma obstrução ao seu fluxo, a pressão na veia porta aumenta, dando início a um processo chamado hipertensão portal. Para um melhor entendimento, podemos dividir os sintomas da cirrose entre aqueles causados pela insuficiência hepática e aqueles causados pela hipertensão portal.
No fundo, a cirrose nada mais é do que a cicatrização do fígado. Onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz). O fígado é um órgão grande, que pesa cerca de 1,5 quilo, e está localizado na parte superior direita do abdômen, por baixo das costelas.
A Cirrose é comumente associada ao alcoolismo, mas não se resume a isso. Existem vários fatores que podem evoluir para uma cirrose, alguns desses são obesidade, doenças hepáticas e outros. Apesar disso, antes de sair achando que está com Cirrose, é indispensável acessar informações e prevenir doenças, que nos servem de alertas.
Isso significa que todas as substâncias que são digeridas e absorvidas pelo sistema digestivo são levadas ao fígado para serem metabolizadas antes de seguir para o resto do corpo. O paciente cirrótico possuiu um fígado cheio de fibrose, o que pode provocar a obstrução da chegada do sangue ao fígado pelo sistema porta.
Quais os cabelos curtos que estão na moda?
O que estudar para o concurso público?
Como se tornar um chef confeiteiro?
Como funciona o processo seletivo da UNINOVE?
Onde vejo salário dos funcionários públicos?
Quais são os tipos de jogo de campo e taco?
Como ver quanto ganha um juiz?
Qual o segredo de Raymond Reddington?
Como ver o salário do presidente?
Como saber se meu plano Hapvida cobre parto?
Quanto ganha um bombeiro no Espírito Santo?
Como é o resultado da eletroneuromiografia?
Como ficar bom no Fortnite no PC?
O que significa Auxílio-doença ativo?
Quando sai o resultado do Senac PSG 2020?