A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.
A nomenclatura dos óxidos relaciona-se ao fato de eles serem iônicos ou moleculares. No caso dos iônicos, escreve-se óxido + de + cátion; em moleculares, acrescentam-se prefixos. Os óxidos são compostos inorgânicos formados por átomos de dois elementos diferentes, sendo que um deles é sempre o oxigênio.
Óxidos moleculares São aqueles que se formam da ligação entre o oxigênio e qualquer ametal. A única exceção é o flúor. Muitos óxidos moleculares são gasosos. É o caso do gás carbônico (CO2) e do monóxido de carbono (CO).
Gás tóxico incolor, o óxido nítrico tende a se oxidar na atmosfera, formando o dióxido de nitrogênio (NO2).
As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.
Óxidos
Dinitrogen pentoxide
Pentóxido de dinitrogênio/IUPAC
O cálculo do óxido em alguns casos ajuda a dar a nomenclatura dos elementos. Exemplos: São óxidos em que, geralmente, o elemento ligado ao oxigênio é um ametal . Possuem estrutura molecular, pois a diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e o outro elemento não é tão grande.
A regra de nomenclatura para tais óxidos é dada por: Os prefixos indicados são mono, di, tri, tetra, etc., sendo que o prefixo “mono” para indicar a quantidade de elementos do ametal não é obrigatório. Veja exemplos de como isso é feito:
Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono ), cal (óxido de cálcio ). Nos óxidos, o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio.
De forma geral, se o óxido é iônico ou molecular, podemos utilizar a seguinte regra de nomenclatura oficial: Prefixo + óxido + de + prefixo + nome do elemento Exemplo: Cl 2 O 5 → Pentóxido de dicloro
São exemplos de custos diretos?
Como eliminar a sílica da água?
Quantos filhos teve Esaú com Judite?
Qual é o tipo de gripe mais perigosa?
Como uma pessoa perde a curatela?
Quais são os verbos transitivos?
Como funciona a competência para executar contribuições sociais na Justiça do Trabalho?
Quem tem diabetes pode comer biscoito água e sal?
Pode dormir depois da anestesia?
Quais são os produtos com alto valor agregado?
Qual a melhor dieta para quem tem câncer?
Qual a relação de Cleópatra com Júlio César?
Qual a relação entre autor texto e leitor?
O que é uma leitura compartilhada?
Porque a Lipocavitacao faz barulho no ouvido?