A palavra shisima na língua tiriki significa "extensão de água". Para vencer a partida, o jogador deve ser o primeiro a alinhar as suas três "pulgas d'água" em uma linha reta antes do outro. Elas não podem saltar sobre as outras peças, sejam elas do adversário ou do próprio jogador.
As crianças do país africano Quênia jogam um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos.
Originário do Quênia, o Shisima é um jogo de estratégia que envolve dois jogadores. O objetivo é ser o primeiro a alinhar três peças seguidas sobre um tabuleiro octogonal.
Shisima: O jogo teve origem no Quênia, um país do leste africano. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. As peças são chamadas de imbalavali ou “pulgas-d'água” e se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Todo jogo de tabuleiro exige muito da sua capacidade motora para conseguir acompanhar os movimentos feitos pelo seu adversário e fazer o movimento certo para obter a vitória e Shisima não é diferente, para se jogar é necessário ter cognição; autonomia da determinação de suas ações; curiosidade e autoconfiança.
Tsoro Yematatu significa “jogo de pedras jogado com três”, sua origem se deu no continente Africano no país Zimbábue. O jogo relaciona, em sua confecção, conceitos geométricos de triângulos, sendo indicado para crianças com idade a partir de 10 anos.
Objetivo do jogo: capturar o maior número de sementes. Preparação para o jogo: Cada jogador ficará com uma fileira de seis buracos, considerado o seu campo. Geralmente o campo é o lado em que o jogador se encontra. Em cada “cova”, devem ser depositadas quatro sementes.
3 peças para cada jogador, de dois tipos diferentes (botões, tampinhas de garrafa ou moedas). Como desenhar o tabuleiro: O tabuleiro tem o formato de um octógono (polígono de oito lados).
Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais....
Mancala | |
---|---|
N.º de jogadores | 2 |
Tempo de jogo | 10 minutos |
Influência da sorte | Nenhuma |
Habilidades | Estratégia |
Como esse ângulo pode ser representado?
Como amarrar o cabelo para pular corda?
Qual palavra posso substituir por sequência?
Quais são os três elementos de uma alavanca?
Como prender o cabelo para sair?
Qual é o nome dado para o casco da tartaruga?
Como é o processo de admissão?
Como faço para um vetor receber outro vetor em C?
Como uma abelha se transforma em rainha?
Como se faz um substabelecimento?
Como se chama a roupa usada pelos jogadores?
Como colocar festão de Natal na porta?
Porque o estudo da Sociologia é importante para a sociedade?