O que é o trintídio?

Pergunta de Miguel Santos em 22-09-2022
(51 votos)


O que é o trintídio?

O termo Trintídio na língua portuguesa significa "Lapso temporal de 30 dias”. Mas é utilizado no âmbito do direito do trabalho para determinar o período de 30 dias que antecede a data-base de determinada categoria profissional.

Quanto tempo antes da Data-base pode demitir?

A lei 7.238/84, que regulamenta o FGTS, determina, em seu artigo 9º, que o funcionário dispensado nos trinta dias que antecede a data base da categoria, sem justa causa, possui indenização adicional prevista, equivalente a um salário mensal.

Quando começa o Trintidio?

O Trintídio foi estabelecido para que as empresas não demitam seus funcionários no período de 30 (trinta) dias que antecedem a convenção coletiva da categoria, ou seja, a data base de reajuste anual.



Como funciona a indenização adicional?

A indenização adicional foi instituída visando proteger o empregado economicamente quando dispensado sem justa causa às vésperas do mês de negociação da sua categoria. A indenização adicional será equivalente a um salário mensal do empregado.

O que é a multa do Trintidio?

Segundo o art. 9º da Lei nº 7.238 /84, É A MULTA PELA DESPEDIDA DO EMPREGADO NOS 30 DIAS QUE ANTECEDEM A DATA-BASE DO DISSÍDIO.

Qual o valor do Trintidio?

São os trinta dias que antecedem a data-base da categoria. O empregado demitido sem justa causa no trintídio terá direito ao pagamento de indenização adicional no valor do seu salário mensal devido na data da comunicação da dispensa, acrescido dos adicionais legais ou convencionais.



Pode demitir depois da data-base?

Quem é demitido 30 dias (ou menos) da data-base, tem direito a receber uma multa no valor de um salário. Esse período é conhecido como trintídio. Essa multa não existe caso o contrato seja extinto com justa causa ou um pedido de demissão do próprio funcionário.

Como calcular 30 dias que antecede a data base?

DISPENSA ANTERIOR À DATA BASE Nos termos do art. 9º das Leis nºs 6.708/79 e 7.238/84, o empregado dispensado sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direitoà indenização adicional equivalente a 1 (um) salário mensal.

Como calcular a indenização adicional?

A indenização adicional foi instituída visando proteger o empregado economicamente quando dispensado sem justa causa às vésperas do mês de negociação da sua categoria. A indenização adicional será equivalente a um salário mensal do empregado.






Outras questões

Como se dirigir a um ministro do TST?

Como fazer amigos nessa pandemia?

Como construir hotel no banco Imobiliário?

Como o rei Ciro entrou na Babilônia?

Como dividir os segundos?

Como fazer um inventário entre irmãos?

Como ocorre a divisão de quotas societárias do contrato social exemplifique as quotas em ações?

Qual é o plural de lucro?

Quem não morre em Hamlet?

Como pode ser dividida a circulação sanguínea?

O que fazer com o namorado em um dia de chuva?

Como chamar um militar?

Como entender o código penal?

Para qual povo foi escrito cada evangelho?

Como a princesa Kate conheceu o príncipe Willians?

Como o preconceito se reflete nos esportes?

Como movimentar as peças de xadrez?

Como o rei se move Brainly?

Qual a importância do reino vegetal para o planeta?

Como Ragnar morreu na vida real?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com