A "ampola de Crookes" é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. ... Quando a tensão entre o catodo e o anodo fica bem elevada surge um feixe luminoso que sai do catodo e atravessa o tubo. São os "raios catódicos".
A ampola de Crookes é um experimento desenhado por William Crookes que permitiu observar a existência de elétrons presente nos gases. O fato de não importar o gás presente dentro da ampola, demonstrava que todos possuíam o mesmo tipo de partícula.
Crookes construiu um tubo curvo, produziu vácuo em seu interior e aplicou altas voltagens em suas extremidades, onde se localizava as placas metálicas. Ao fazer isso ele percebeu que uma determinada região do tubo apresentava uma luminescência esverdeada.
A emissão dessa luz se explica do seguinte modo: os elétrons que constituem os raios catódicos, quando encontram o vidro, possuem grande energia cinética. Com o choque, eles perdem essa energia cinética, comunicando energia aos elétrons dos átomos do vidro; estes elétrons são então acelerados.
É a isso que chamamos alto vácuo. Vê-se que a diferença entre um tubo de Geissler e um de Crookes éque, nestes procura-se fazer o melhor vácuo possível, enquanto que node Geissler há gás a certa pressão, e portanto, um número relativamentegrande de moléculas.
Um tubo de descarga de gás consiste numa câmara com, pelo menos, dois terminais elétricos: o ânodo, carregado positivamente, e o cátodo, carregado negativamente. Essa ampola armazena algum gás inerte, como um gás nobre, mercúrio ou hidrogênio.
Investigações sobre raios catódicos Raios catódicos podem ser desviados por um campo magnético e também por um campo eléctrico, indicando que são partículas carregadas, carregando uma carga eléctrica negativa.
Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.
As expectativas de Rutherford em relação ao seu experimento era de que as partículas alfas iriam atravessar pela lâmina, sem que ocorresse qualquer desvio. ... Rutherford foi um físico irlandês que utilizou a radioatividade para explicar os átomos.
O que diz a espiritualidade sobre tatuagem?
Qual a importância da organização do trabalho pedagógico?
São José do Rio Preto é uma cidade boa para se viver?
Como por a pasta de transferencias que apaguei sem querer?
Quantos Diureticos posso tomar por dia?
Quem tem hipotireoidismo pode comer cenoura?
Qual a mensagem central do livro de Marcos?
Qual remédio que elimina gordura nas fezes?
Qual é o lugar mais perigoso do mundo?
Porque é que o verbo ter e irregular?
Qual o estágio final do câncer de pâncreas?
O que se comemora no dia 19 de junho?
O que fazer com o cachorro quando está chovendo?
Qual os dois significados do teatro?