O Xilitol pode ser usado na mesma proporção do açúcar: 1 para 1, não ultrapassando o consumo diário de 60g por dia. Para adoçar bebidas e também para preparar doces em geral, pois suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.
Também pode ser considerado um adoçante amigo da perda de peso, uma vez que contém 40% menos calorias do que o açúcar. Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol é uma excelente alternativa ao açúcar.
De acordo com a literatura, o xilitol é extremamente bem tolerado, quando ingerido em doses espaçadas de no máximo 20 g cada uma, e desde que a quantidade consumida por dia não ultrapasse 60 g, já que a ingestão de doses mais elevadas produz efeito laxativo.
Eritritol. O eritritol é um adoçante natural que tem a mesma origem do xilitol, mas contém apenas 0,2 calorias por grama, sendo quase um adoçante sem valor calórico. Ele tem cerca de 70% da capacidade de adoçar do açúcar, e pode ser usado por pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer.
Como usar o Xilitol? Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.
O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. Por outro lado, seu consumo em excesso pode trazer desconforto intestinal, flatulências, diarreia e irritação intestinal.
Como usar o Xilitol? Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.
Benefícios do xilitol A grande vantagem associada a ele se deve ao fato de seu índice glicêmico ser bem baixo, de apenas 7, enquanto com o açúcar normal esse número varia de 60 a 70. Isso permite que ele seja consumido até por diabéticos, que precisam manter essa taxa sob controle.
Atualmente é possível encontrar muitos produtos com este tipo de adoçante, desde comidas, balas, chicletes, geleias, iogurtes, até pastas de dente. O uso do xilitol é uma forma de evitar tanto o consumo de açúcar refinado, quanto dos adoçantes sintéticos, como o aspartame.
Entretanto, não é apenas isso: de acordo com a especialista, o adoçante xilitol também pode ser utilizado em receitas assadas. “O xilitol mantém a sua doçura mesmo depois de ser exposto a temperaturas elevadas e oferece volume e textura, ao contrário de outros substitutos do açúcar.
O xilitol é um adoçante muito famoso e trata-se de um composto encontrado em produtos de origem vegetal e geralmente usado em comidas que são apresentadas como sendo sem açúcar. Mas nem todo adoçante pode ser usado em todas as situações.
Os resultados foram bastante animadores, uma vez que o uso do xilitol foi capaz de ajudar na redução do peso, da glicemia e ainda aumentou os níveis de HDL, o colesterol bom. 2. Liberado para diabéticos Diferentemente dos carboidratos, o xilitol não precisa da insulina para ser metabolizado.
Qual famoso tem 1-67 de altura?
O que significa Bakugou em português?
Qual sentimento está ligado ao fígado?
Como fazer trapaça no GTA San Andreas?
Qual é a melhor panela elétrica de arroz?
Qual é o nome verdadeiro nome de Deus?
Quais são as características das áreas temperadas?
Como utilizar o clarificante na piscina?
Porque a lâmpada acende com o limão?
Quais são os motores dos carros?
Como fazer um plano de trabalho simples?
Quais são os esportes menos conhecidos?
Qual é o melhor açúcar para a saúde de uma criança?
Quanto custa 1000 kWh em reais 2021?
Qual o significado do nome Atum?
Faz mal comer carne de carneiro?
O que vai acontecer com WhatsApp em 2021?