Como usar? De alguma maneira, o selante tem que entrar dentro do pneu ou da câmara. É possível usar uma seringa e injetar no pneu como se fosse uma vacina, afinal de contas, ele irá vedar o furo depois.
Ao rodar, esse líquido se espalha pelo interior do pneu e se houver um furo, o ar de dentro (com pressão) acaba empurrando o selante para fora do pneu através do furo. Em contato com o ar e a pressão que recebe de dentro para fora do pneu, acaba por vedar, tampar o furo, no popular, entope o furo.
Caso você não perceba furos, é aconselhado trocar o selante em no máximo 6 meses de uso. Lembrando que mesmo que você não esteja usando muito sua bike essa manutenção precisa ser feita, pois se a bicicleta está a muito tempo parada o selante pode ter secado e não vai ter a mesma eficácia.
Um dos selantes mais bem avaliados é Stan´s No Tubes! Já o Joe´s No Flats!
Trata-se de uma fita de borracha (com aspecto de plástico) que é instalada entre o pneu e a câmara de ar que tem o objetivo de servir como barreira e impedir que pequenos objetivos pontiagudos furem o seu pneu.
A boa e velha fita antifuro tem seus adeptos e lugar garantido no mercado de estradeiras e mountain bikes por um bom tempo. A fita vai instalada entre a câmara de ar e o interior do pneu e funciona como um anteparo que dificulta a perfuração da câmara. É uma solução relativamente econômica e eficaz.
Os selantes à base de látex são os mais comuns, pois a borracha de látex natural tem propriedades de coagulação muito eficazes. O próprio látex é uma emulsão de partículas de polímero de borracha extremamente pequenas em água ou em uma solução de amônia à base de água.
Basta remover a trava do miolo da válvula e puxar ela pra fora – com o pneu vazio, pelo amor de Deus – para poder colocar o líquido.
Os selantes à base de látex são os mais comuns, pois a borracha de látex natural tem propriedades de coagulação muito eficazes. O próprio látex é uma emulsão de partículas de polímero de borracha extremamente pequenas em água ou em uma solução de amônia à base de água.
Para trocar o selante é simples: basta abrir o pneu, raspar o selante antigo e colocar um novo. A primeira coisa a ser observada se você quer fazer a conversão do seu pneu normal, é verificar se o seu aro é compatível com o tubeless. Se ele for, basta tirar câmara e o pneu antigo e trocar pelo novo modelo de pneu.
Mais uma vantagem dos pneus com selantes é que se o pneu esvaziar e não tiver mais jeito de encher, é só usar câmaras de ar e ficar no modo tradicional, até você consertar com calma depois. Uma desvantagem pode ser a troca dos aros e pneus, caso sua bike não possua os mesmos adequados para uso com selantes, sem câmaras.
Há opções no mercado para que você faça a conversão de seu pneu mtb comum em sistema tubeless (sem câmara de ar). Utilizado para sistemas no MTB (Mountain bike), os kits de conversão tubeless podem ser uma boa opção para evitar que os furos nos pneus da sua bike possam atrapalhar a sua pedalada.
Quais as vantagens e desvantagens ao se usar pneu com selante? A principal vantagem é a vedação de furos, que evita a perda de ar interno, bloqueando o esvaziamento do pneu. Pode ter certeza de que furos com espinhos, arames e outros objetos continuarão a acontecer, mas o benefício do selante é a vedação.
O que é uma pessoa espiritualizada?
Quando devemos usar ratificar e retificar?
Qual é o significado da palavra embandeira?
Como fala oi menina em espanhol?
Qual luz não atrapalha o sono?
Quais são os benefícios da quinoa para a saúde?
Quais são os direitos Quando um casal se separa?
Para que serve o descolorante vermelho?