seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.
[Gramática] Usa-se, repetida, em duas orações sucessivas do mesmo período, com o sentido de ou; seja, seja. Estabelece uma relação de alternância, numa sequência de mesmo teor, sentido: vou ao shopping quer andando, quer de ônibus. Etimologia (origem da palavra quer). Forma regressiva derivada do verbo querer.
As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono.
Outras pessoas também tentam substituir o “ou seja” pelo “porque”, que também é uma conjunção explicativa. Mas cada uma delas deve ser colocada numa situação diferente de explicação. Entenda com os exemplos abaixo.
Posso substituir “ou seja” por “porque”? Neste exemplo acima, cabe o uso da conjunção explicativa PORQUE e não da locução conjuntiva OU SEJA, pois o segundo período não tem a função de explicar o primeiro com outras palavras. Gostou? Deixe um comentário!
O verbo ser é um dos vocábulos da língua portuguesa com maior número de significados. Pode ser utilizado com o sentido de existir, ficar, permanecer, tornar-se, valer, constituir, entre muitos outros. Vejamos, agora, a conjugação do verbo ser nos referidos modos. É importante que sua empresa seja digital para acompanhar o mercado.
Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?
Pode tomar losartana com hidroclorotiazida à noite?
Qual dia vence o IPVA 2022 SP?
Quantos litros de refrigerante por pessoa?
O que é bom para lesão na coxa?
Qual foi o ano da primeira conexão do Brasil com a internet?
Quais as plantas que dão azar?
Qual é a função da glândula hipófise?
Quais as principais características do centro de Salvador?
Como ver arquivos criados recentemente no PC?
O que pode causar a perda auditiva unilateral?