O mastruz pode ser utilizado de várias formas, sendo mais comumente utilizado em sua forma líquida, que consiste em um suco feito com leite ou água. Utilizado também de forma tópica, ou seja, como óleo essencial, devido as suas propriedades fitoquímicas.
O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
Cataplasma ou emplastro: ⇨ Ervas frescas e limpas amassadas. Aplicadas diretamente sobre a pele ⇨ Ervas trituradas ou picadas e cozidas por cinco minutos com pouca água. Aplicada com o auxílio de gaze.
Quando usada como cataplasma (emplastro), ou seja, aquecida e aplicada sobre a pele, pode ajudar no processo de cicatrização, principalmente devido à abundância de antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a cicatrizar desde ferimentos como pequenos cortes até picadas de insetos, ajudando a diminuir o inchaço.
A bebida pode ser preparada usando 4 hastes grandes de folhas de mastruz para cada litro de água fervente. Com a água já fervendo, adicione as folhas de mastruz previamente lavadas e deixe a mistura ferver durante 2 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por 3 minutos antes de coar.
A receita mais antiga sobre o uso da erva-baleeira é bem simples: um punhado de folhas frescas, limpas e picadas, se coloca em uma garrafa escura. O volume total se completa com água e álcool, em iguais proporções. Deixa-se descansar, ao abrigo da luz direta e do calor, durante 7 dias.
Uma compressa pode ser feita embebendo-se panos, chumaços de algodão ou gazes no infuso, decocto ou sumo da planta dissolvidos em água (que pode ser quente ou fria). Esta forma de preparo tem ação local (tópica) e age pela penetração dos princípios ativos através da pele. Este método é bastante simples.
O mastruz também parece ser útil para tratar o refluxo ácido e a gastrite, além de poder ajudar a desintoxicar e fortalecer o fígado.
No Marrocos, o mastruz é muito usado para ajudar no tratamento de pressão alta e, de acordo com estudos feitos em ratos, essa propriedade se deve à estimulação de receptores muscarínicos de tipo 2 no coração, que diminuem ligeiramente a frequência cardíaca, além de relaxar o músculo do coração.
Efeitos colaterais do mastruz. Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.
Outros usos O trabalho da então mestranda Jéssica Maria Melo de Almeida citou ainda que a literatura revela indicações da planta mastruz como fungicida (combate aos fungos), bactericida (combate às bactérias), expectorante, imunoestimulatória, cicatrizante e para o tratamento de doenças pulmonares, para distúrbios intestinais.
O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
Como citar um trabalho acadêmico?
Como fazer uma substituição de ART?
O que é preciso para fazer um vlog?
O que deve constar no escopo de um projeto?
Onde podemos praticar a ginástica localizada?
Como fazer um terço no teclado?
Como faço para dar entrada na minha parte da herança?
Como fazer o roteiro de uma novela?
Qual a melhor forma de impermeabilizar um terraço?
O que deve ser feito para nascer um basilisco?
Como mudar a cor da letra do Adobe Reader?
Como mudar a cor da letra no Docs?
Qual seria o produto correto para limpeza de elevador de inox?
Como mudar a cor da letra no canva?
Como faço para mudar a cor do meu Facebook pelo celular?