Relacionar uma série ao eixo temático da redação mostra ao corretor que você consegue articular uma ficção com a realidade de forma crítica. Configura-se, portanto, como uma excelente estratégia para ganhar 200 na Competência 2 (afinal, é a competência que avalia se você traz repertório e se esse é produtivo).
“Primeiramente, o estudante só deve utilizar a referência se ela realmente couber no tema que está sendo desenvolvido. O mais importante é como ele vai usá-la para compor o argumento que deseja defender na redação”.
Pode-se mencionar a série Atypical da Netflix, onde relata a convivência social de um indivíduo autista, sendo em algumas ocasiões ignorado por pessoas do seu convívio, mas com ajuda de acompanhamentos familiares e psicológicos ele passa a viver de uma maneira saudável e espontânea.
Então, se você é fã de 3%, um trecho da série bem articulado na sua argumentação certamente vai valer mais que uma frase de Nietzche fora de contexto.
“No universo de 'Star Wars', os mestres Jedi foram aniquilados pelos lordes Sith, seguidores de uma seita inimiga. Liderados por Darth Sidious, eles depuseram a República e instauraram um regime ditatorial.
Sinopse: “Os Sete são os heróis mais poderosos da Terra. Porém, esses protetores têm um lado oculto que a maioria das pessoas desconhece. Se eles usam seus poderes para o mal, Hughie, Billy e o resto do time têm a missão de detê-los.”
Para atingir a nota máxima, você deve apresentar pelo menos um repertório sociocultural legitimado e que esteja de acordo com o que apresentou como argumentação. Você sabia que esse repertório pode ser, inclusive, um filme que você assistiu no sábado à noite, enquanto comia pipoca e fazia uso da Netflix?
Escolha uma situação de um livro, filme ou série que esteja relacionada ao tema apresentado na proposta e, a partir daí, mostre como a vida imita a arte e vice-versa. Ou seja, você precisa trazer a situação ficcional para a realidade.
O uso de frases prontas pode prejudicar, e muito, o desempenho da sua redação. Esse é momento de mostrar a a sua autenticidade, originalidade e pensamento crítico, evitando clichês.
Suponhamos que você escreve uma redação inteira com um vocabulário médio, seguindo a norma culta padrão. De repente, você coloca três ou quatro termos bem rebuscados. I sso não combina e, muitas vezes, não agregam em nada no seu texto.
Não são apenas os erros ortográficos que prejudicam a sua redação. Você sabia que alguns termos e expressões não são muito legais de serem usados em seu texto? Queísmo, repetição de palavras ou generalizações podem ser exemplos disso.
Quando introduzimos o nosso texto com uma frase pronta, por exemplo, daqueles ditos populares, pode parecer falta de repertório e, até mesmo, de originalidade. Para te ajudar a aproveitar as suas 30 linhas da redação do Enem da melhor maneira, separamos 5 dicas sobre o que evitar em seu texto. Confira!
Como se escreve um número negativo?
Como é feito os desenhos de cordel?
Quais as evidências do cozimento de um ovo?
Como é chamada a parte de cima da mão?
O que significa agulha em Portugal?
Quais são as roupas usadas nos Estados Unidos?
Qual é o nome científico da borboleta?
O que representa cada ano da debutante?
Qual é o objetivo do refrão em uma canção?
O que é mitocôndria e qual sua função?
Como faz pra ver o resultado da assembleia do consórcio Bradesco pelo CPF?
Como interpretar o resultado de uma biópsia de próstata?
O que você quer ser quando crescer?
O que significa distúrbio ventilatório obstrutivo leve?
O que é o princípio ativo de um medicamento?