A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. Suas imagens são feitas através da xilogravura.
Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
De forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela.
Conceituação Romanceiro popular nordestino, em grande parte, contido em folhetos com impressão artesanal (xilogravura, que é arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira) e expostos à venda pendurados em barbante ou cordel (espécie de cordão, barbante; daí, a origem…
A importância da xilogravura na literatura de cordel está no fato de ajudar a divulgar a literatura de cordel que é tão popular . A xilogravura é de fácil confecção , em folhetos impressão que contam a história do cordel .
Na xilogravura, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante, formando a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, com um rolo de borracha embebido com tinta, toca-se apenas as partes elevadas do entalhe.
Os principais temas retratados pelos repentistas e presente nos folhetos de cordel são: Todos esses temas são retratados seguindo uma métrica e rimas. A linguagem coloquial, o humor, a ironia e o sarcasmo também são bem marcantes nesse gênero.
As capas dos folhetos são tingidas em tons de verde, amarelo, rosa e azul e trazem uma xilogravura ““ resultado da impressão feita com uma espécie de carimbo talhado numa matriz de madeira. A técnica já era conhecida na antigüidade e foi utilizada na Europa no século XV para ilustrar cartas de baralhos e imagens sacras.
Conforme já comentei anteriormente, as ilustrações dos cordéis são bem características desse gênero e são feita usando a técnica da xilogravura. E a xilogravura é uma forma bem antiga de se fazer impressão. Desde a Idade Média se utiliza essa técnica como se fosse um carimbo para fazer livros.
Outro papel importante exercido pela literatura de cordel diz respeito à sua função como auxiliar de alfabetização. Sabe-se que incontáveis nordestinos carentes de alfabetização aprenderam a ler por meio de folhetos.
O que significa pessoas acomodada?
Porque o fogo era elemento sagrado?
O que dá para fazer com 150 milhões de reais?
O que é preciso para se fazer um testamento?
O que pode ser considerado uma amortização?
Quais são as partes anatômicas do tronco encefálico?
O que os Estados Unidos mais produz?
Qual foi o marco histórico mais importante ocorrido na área da saúde no ano de 1986?
Como era o modo de vida dos indígenas antes da chegada dos portugueses?
Como fazer argolas educação infantil?
O que acontece se fizer depilação a laser bronzeada?
Quais são as características que um profissional da área de sistema de informação deve apresentar?
O que é o trabalho Aquaviario?
Quem tem 18 anos é maior de idade?