Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
Sempre pergunte diretamente a Pessoa com Deficiência a melhor forma de atendê-lo ou ajudá-lo. Jamais se dirija ao acompanhante para tratar de assuntos referentes a ela. Ao falar com um surdo, por exemplo, fale olhando para ele e tente gesticular, escrever.
O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase.
Aumentar o acesso ao transporte público, especialmente para pessoas que moram em bairros e comunidades. Aumentar o conhecimento sobre os serviços públicos e a informação sobre a sua funcionalidade. Aumentar o espaço na comunicação para que pessoas com deficiência informem sobre suas necessidades específicas.
Praticar exercícios físicos são importantes para todas as pessoas, ainda mais para as pessoas que tem problemas de locomoção. Todos os tipos de atividade física pode contribuir para a melhoria, é necessário apenas considerar a deficiência e o tipo de esporte que mais agrada a pessoa a ser tratada.
Antes de mais nada, vale lembrar que a cadeira de rodas é como parte do corpo do cadeirante. Por esse motivo, evite manuseá-la sem autorização. Atitudes como se pendurar nela ou sentar sem pedir são altamente desrespeitosas. Dito isso, cada equipamento traz características diferentes e exige um tipo de manutenção.
Um dos principais cuidados com cadeirantes é oferecer um ambiente com todos os acessórios necessários para que ele possa realizar suas tarefas diárias, sem a necessidade de pedir ajuda. Os corredores devem ser suficientemente largos para que a pessoa consiga passar confortavelmente, e os banheiros devem trazer barras de segurança.
1. Conheça melhor as limitações do cadeirante Antes de tomar qualquer medida, é importante saber as limitações de cada um. No caso de parentes, conversar com os médicos e fisioterapeutas para saber quais são as reais condições do cadeirante pode ajudar bastante. Se for um amigo ou conhecido, você pode perguntar à pessoa a respeito.
Lubrifique sempre que for necessário, calibre os pneus e observe se existem rasgos no forro. Além disso, verifique se há folgas na cadeira e falhas eventuais nos freios. Essa atitude gera mais conforto e previne acidentes. Os cuidados com cadeirantes são uma forma de proporcionar independência, conforto e qualidade de vida.
Observe a maneira correta de utilizar a cadeira Antes de mais nada, vale lembrar que a cadeira de rodas é como parte do corpo do cadeirante. Por esse motivo, evite manuseá-la sem autorização. Atitudes como se pendurar nela ou sentar sem pedir são altamente desrespeitosas.
Quando saber se a sonda lambda está com defeito?
Como saber se meu celular e tela AMOLED?
Qual é o derivado de esperteza?
Como saber se a ventoinha do radiador está funcionando?
Como saber se o nível de progesterona está baixo?
Pode andar com o carro sem a tampa do combustível?
Como saber se suas unhas são saudáveis?
Quem parou de me seguir no Instagram?
O que significa pagamento de título do Banco do Brasil?
Quem não me segue de volta Instagram 2021?
Como saber quem recebeu meu cartão?
Como transferir arquivos de um notebook para outro?