A moleira alta ou abaulada pode indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, hemorragia intracraniana, traumatismo craniano, entre muitas outras situações ou doenças que aumentam a pressão interna da cabeça e podem causar sérios danos ao desenvolvimento cerebral do bebê.
Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.
Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.
A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.
É preciso ter alguns cuidados com a moleira do seu filho. O principal é ficar atento aos lugares pontiagudos. Também é preciso ter precaução com os irmãos, que muitas vezes querem segurar o bebê. “Se a batida em cima da moleira for leve e por objetos não pontiagudos, geralmente não tem problema.
As principais moleiras são a fontanela anterior, localizada no centro da cabeça do bebê quando o olhamos de cima, e a fontanela posterior, que fica no centro da parte de trás da cabeça. Algumas moleiras podem ficar fundas ou baixas.
A moleira é um espaço entre os ossos do crânio do recém-nascido. Pode receber o nome de fontanela anterior – que é a maior e mais preocupante – e fontanela posterior.
Outras moleiras podem estar mais altas, tensas ou abauladas. “Pode significar uma lesão ocupando espaço no cérebro e causando o que se chama de hipertensão intracraniana, condição grave e com uma série de riscos. Ainda pode significar edema cerebral com hipertensão intracraniana”, alerta Rita de Cassia.
Quais são as Causas da Moleira? Existem várias causas potenciais de fontanela afundada. Desidratação: A desidratação ocorre quando seu corpo perde mais fluido do que você bebe. A causa mais comum de perda de água do corpo é a transpiração excessiva . Essa condição é considerada uma emergência médica.
Como por funcionar uma coleira de choques?
Como funciona bloqueador de internet?
Que material pode ir no microondas?
Qual a série da filha do Klaus?
Como saber o valor das custas finais de um processo?
Porque a gema do ovo está laranja?
O que tem na cozinha que começa com a letra B?
Para que serve a bota Caterpillar?
Como é o clima da floresta equatorial?
Qual a composição do Lacrima Plus?
Quais as frutas que previne o câncer?
Qual a única articulação móvel do crânio?
Até quando pode pedir cumprimento de sentença?
Qual a relação entre direitos humanos e ética na Psicologia?