O tratamento consiste na aplicação tópica de pomada à base de Tiabendazole (5 à 10%). Uma alternativa mais prática é aspergir os animais afetados com uma solução de Água Sanitária a 10% (o produto adquirido como Água Sanitária deve ser diluído em água, no intuito de se obter uma concentração de 10%).
O tratamento geralmente é feito com medicamentos de uso tópico, prescritos pelo médico veterinário. No caso de afetar um grande número de animais, como rebanhos, o tratamento é feito à base de pulverização ou banhos com fungicidas.
O tratamento consiste na aplicação de antifúngico, tintura de iodo glicerinado (1;5), ácido salicílico (5%) ou benzoato de sódio (5%), durante 20 dias. As instala- ções devem ser lavadas e de- sinfetadas com hipocloreto de sódio a 0,25% ou desinfe- tantes fenólicos a 5%.
A dermatofilose é uma doença bacteriana que tem como agente o Dermatophilus congolensise, responsável por uma dermatite altamente exsudativa (lesão muito úmida), e a dermatofitose, conhecida popularmente como “tinha”, que é uma micose causada por fungos dermatófitos do gênero Microsporum e Trychophyton.
A transmissão das dermatofitoses acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.
Doenças de pele mais comuns em bovinos
O botulismo em bovinos é causado pela ingestão de neurotoxinas C ou D da bactéria Clostridium botulinum que são formadas no processo de decomposição da matéria orgânica vegetal ou carcaças de animais mortos, podendo ser encontrada na água, no solo e alimentos.
Devido ao estreito contato mantido entre os animais domésticos e os humanos, a dermatomicose destes animais representa importantes zoonoses. Esta doença tem distribuição mundial, sendo mais comum em locais de clima tropical e temperado, principalmente em regiões quentes e úmidas.
A dermatofitose é uma doença fúngica cutânea de caráter contagioso causada por um grupo de fungos patogênicos chamados dermatófitos. Tem como agentes etiológicos as espécies de
O diagnóstico é feito através da observação das lesões característica durante o exame clínico realizado pelo médico veterinário, sendo a confirmação feita através de exames laboratoriais, como raspados e biópsias da região abaixo da crosta da lesão. O histórico da presença de dermatofilose também pode auxiliar no diagnóstico.
Ataca diversas espécies de animais, como os bovinos, equinos, ovinos, suínos, cães, gatos, aves, animais silvestres e o homem. Os prejuízos econômicos diretos desta doença são poucos, pois se trata de uma infecção em partes superficiais do corpo, como a pele, unhas e cabelos.
Como surgiu o preconceito linguístico no Brasil?
Como se escreve Sócio-administrador?
Como surgiu o povo egípcio Bíblia?
Qual é a palavra que começa com F?
Qual a verdadeira identidade de Zoom?
Qual a primeira cidade brasileira a iniciar o serviço de limpeza urbana?
Como identificar as fraturas em uma vítima de trauma e qual os tipos de fratura?
Como surgiu o transporte hidroviário?
Qual a sigla do técnico de enfermagem?
Como se diz cafezinho em português de Portugal?
Como surgiu o passinho de Recife?
O que significa Ibero-americana?
Como surgiu o nome de Miguel Pereira?
Como resolver o problema de iluminação num banheiro sem janela?
Quem pode ser chamado de doutor?