Se os níveis de aldosterona estiverem elevados, é possível administrar espironolactona ou eplerenona, medicamentos que bloqueiam a ação da aldosterona, para ver se os níveis de sódio e de potássio voltam ao normal.
As principais causas de hiperaldosteronismo primário são os adenomas produtores de aldosterona (APA), em 35% dos casos, e a hiperplasia suprarrenal bilateral idiopática (HAI), em 60% dos casos.
Uma causa comum e curável de hipertensão arterial sistêmica (HAS), o hiperaldosteronismo primário (HPA) é caracterizado por HAS com baixos níveis de renina plasmática e altos níveis plasmáticos de aldosterona. Estes últimos são inadequadamente alto para o volume e pressão arterial.
A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.
Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular.
A síndrome de Conn é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária. É caracterizada por secreção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas triangulares localizadas acima dos rins.
-Tumor ovariano produtor de aldosterona; -Hiperaldosteronismo familiar; tipo 1 - glucocorticoid-remediable aldosteronism hiperaldosteronismo remediável por glicocorticoides (HRG); tipo 2 - adenoma e/ou hiperplasia idiopática.
Há dois tipos de aldosteronismo:
Segundo Melo, a aldosterona é um hormônio que é liberado pela suprarrenal para que haja a reabsorção de sódio, sal mineral. “É claro que a reabsorção de sódio acaba levando à reabsorção de água. Uma vez levando à reabsorção de água, acaba concentrando a urina e levando a água de volta para a corrente sanguínea.”
A aldosterona é a molécula efetora final do sistema renina-angiotensina e atua nas células epiteliais do néfron distal e do cólon promovendo a reabsorção de sódio e excreção de potássio.
¿Cuáles son los síntomas del hiperaldosteronismo? El síntoma más evidente suele ser la hipertensión (elevación de la tensión arterial). Otros síntomas que pueden aparecer son: ¿Cómo se puede detectar? El diagnóstico del aldosteronismo primario pasa por demostrar una secreción aumentada de aldosterona y buscar su causa (adenomas o carcinomas).
El tratamiento para el aldosteronismo primario depende de la causa de fondo. El objetivo básico es normalizar los niveles de aldosterona o bloquear el efecto de la aldosterona alta para prevenir complicaciones. Un tumor de la glándula suprarrenal se puede tratar con cirugía o medicamentos y cambios en el estilo de vida.
Estos análisis son particularmente necesarios para los adultos mayores, quienes podrían no tener los síntomas clásicos del hipertiroidismo. Los análisis de sangre de la tiroides pueden dar resultados falsos si estás tomando biotina, un suplemento de vitamina B que también se puede encontrar en suplementos multivitamínicos.
Porque psicopatas são bonitos?
O que uma recepcionista não deve fazer?
Como age um psicopata nas redes sociais?
Como o narcisista escolhe a vítima?
O que o recrutador ou entrevistador espera encontrar em um candidato?
Quais as áreas do conhecimento contribuem para a formação e atuação do pedagogo?
Como superar a falta de reconhecimento?
Como lidar com a rejeição familiar?
Como lidar com a rejeição do pai?
Como se divide as figuras de linguagem?
Como divulgar o trabalho do psicólogo?
Como licenciar produtos dos Estados Unidos?
Como um sinal analógico é representado em um sistema digital *?
O que fazer para aliviar a dor crônica?
Como marcar Meio-dia no relógio?
Como lidar com as atividades que fogem da rotina de trabalho?