Sugestões de como trabalhar com os descritores
Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. ... A segunda dimensão da matriz de Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes.
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
A necessidade de se trabalhar com os descritores advém da inserção da Prova Brasil nos meios escolares, que visa avaliar a qualidade educacional das instituições de ensino. ... Sua finalidade é orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
É importante observar que, no descritor 14, é requerido do aluno que ele diferencie fato de uma opinião relativa a esse fato. ... Essa habilidade é avaliada por meio do reconhecimento de opiniões diferenciadas sobre um tema, acontecimento ou pessoa, em um mesmo texto ou em textos diferentes.
Os descritores são objetivos e mensuráveis (quantitativos) ou qualitativos. Necessários para expressar o problema. O que permite criar indicadores locais de saúde e avaliar o impacto do planejamento, ou seja, medir os resultados alcançados.
Os descritores relacionam os conteúdos curriculares com quais operações mentais os estudantes devem realizar. É através dos descritores que se conseguer averiguar quais conhecimentos os estudantes se apropriaram.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina.
Significa obrigatoriamente uma tomada de posição sobre o objeto avaliado, e, uma tomada de decisão quando se trata de um processo, como é o caso da aprendizagem. Trabalhar os Descritores é identificar o conteúdo referente a ele e dominá-lo, para que ao cobrá-lo, tanto aluno quanto professor saiba reconhecê-lo.
Descritor 13 Descritor 14 Descritor 15 Descritor 18 Descritor 19 Descritor 20 Descritor 21 Descritor 23 Descritor 25 Descritor 26 Descritor 27 Descritor 28 TweetPin It + de 700 ATIVIDADES Receba Notificações Assine nossa lista de e-mails e receba informações e atualizações interessantes em sua caixa de entrada de e-mail.
Conheça os descritores da avaliação do 9º ano D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
ATIVIDADES Apostilas Atividades de Português Atividades de Alfabetização Atividades de Artes Atividades de Matemática Atividades de Caligrafia Atividades de Geografia Atividades de História Atividades de Ciências Educação Infantil Moldes Lembrancinhas Painéis Mural Regrinhas e Combinados Histórias Infantis FÁBULAS Textos Curtos Livros Contato
Especificidade da Língua Portuguesa: a permanência de descritores no decorrer dos anos escolares COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI –GUARAPUAVA/PR
Qual é o valor semântico de como?
É possível limpar a ficha criminal?
O que fazer para amolecer as fezes do cachorro?
Por que ter um WMS nas operações logísticas de armazenagem?
Como escrever um livro de acordo com a ABNT?
O que difere uma equação de 2º grau com uma incógnita de uma equação do 1º grau com uma incógnita?
Como copiar uma foto no instagram?
Qual é a temperatura de Planck?
Quais grupos eram capazes de entender os hieróglifos e os sinais que compõem essa língua?
Quantas cópias vendeu Call of Duty?
O que é preciso para ser um administrador?
Qual a diferença entre agregado miúdo e graúdo?
Como tratar anemia por falta de ferro?
Quais são as doenças que precisam de transfusão de sangue?