Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. A idéia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino.
Após a exploração coletiva e em duplas dos jornais, proponha uma aula em que os alunos poderão escolher uma notícia do jornal, que mais lhe chamou a atenção. Cada um fará a leitura de seu texto individualmente e, em seguida, vocês novamente em roda farão a discussão dos assuntos lidos por eles.
O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos.
Confira, agora, três boas práticas para se trabalhar com a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!
Forme pequenos grupos com os alunos e disponibilize jornais e revistas para análise: peça que destaquem alguns exemplos, identificando quais textos julgam serem informativos e quais indicam como opinativos. Ainda dentro da proposta, peça aos alunos que apontem também notícias e reportagens.
A leitura regular de jornais contribui para a compreensão do mundo e para o enriquecimento pessoal. Por meio dessa prática, o cidadão pode inteirar-se das questões que julgar relevantes para o seu desenvolvimento e o da sua comunidade.
Jornal falado – uma maneira de trazer a notícia para a sala de aula. Uma dica importante para se trabalhar com os alunos é o “Jornal falado”, pois essa atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.
O trabalho com o jornal pode ilustrar o caso....Etapas prováveis:
É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora. a) Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalharão em duplas.
"O professor deve levar jornais inteiros para a sala de aula, mesmo que antigos, pois nem todos os alunos têm acesso a ele ou intimidade com esse meio de comunicação", completa.
O jornal pode ser trabalhado como fonte de conscientização sobre os perigos do trânsito e estimular a criatividade dos alunos. O trabalho foi realizado a partir de uma notícia publicada no jornal, reatando os fatos sobre: “Colisões”.
O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias.
O que fazer para se acalmar depois de um susto?
Quando a distância esfria o relacionamento?
Quem são os recrutas do exército?
O que afirma a Constituição Federal de 1988 sobre o estado democrático?
O que ensina o Evangelho de João?
Quais são os sintomas de rompimento do ligamento do tornozelo?
Quais são as maiores críticas em relação ao FMI?
Como saber se eu quebrei o dedo mindinho do pé?
Como superar a perda de dinheiro?
O que é bom para desinchar os olhos de choro?
Como saber se quebrei o maxilar?
Qual a melhor forma de atualizar drivers?
Qual a principal característica do FGC?
Quanto tempo antes a empresa deve avisar as férias coletivas?
Qual matéria Dumbledore lecionava em Hogwarts?