Desenhe com a criança uma série de formas geométricas de forma que fiquem sobrepostas em alguns pontos. Para os círculos de diversos tamanhos, procure usar tampinhas, copos, pratos e outros objetos para ajudar a fazer os desenhos. Isso reforça o ensino das formas presentes no ambiente.
Vai ser bom para ajudar crianças entre 2 e 6 anos a aprender a identificar e trabalhar com as formas geométricas.
DESENHE NO CHÃO ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS E PEÇA PARA QUE AS CRIANÇAS ANDEM POR CIMA DE SUAS LINHAS. VOCÊ TAMBÉM PODE PEDIR PARA QUE ELAS ORGANIZEM DENTRO DAS FORMAS, OBJETOS RELACIONADOS A CADA UMA DELAS (COMO NO EXEMPLO). PEGUE UMA CAIXA DE PAPELÃO E FAÇA COM SEU FILHO UMA LINDA DECORAÇÃO.
Uma alternativa é trazer para a sala de aula brinquedos pedagógicos com as formas geométricas que a escola possua. Outra proposta é que o professor, junto à turma, realize a confecção de formas geométricas através de materiais como o isopor ou o emborrachado.
As relações elementares da geometria são de fundamental importância ao desenvolvimento da noção de espaço da criança, pois explora a natureza e o espaço em que circula antes mesmo de iniciar o processo de contagem. A geometria permeia as brincadeiras e atitudes das crianças na interação com o meio ambiente.
As relações elementares da geometria são de fundamental importância ao desenvolvimento da noção de espaço da criança, pois explora a natureza e o espaço em que circula antes mesmo de iniciar o processo de contagem. A geometria permeia as brincadeiras e atitudes das crianças na interação com o meio ambiente.
A figura geométrica é a representação visual de figuras que delimitam superfícies planas através de um conjunto de linhas (lados) que unem seus pontos de um modo específico. Dependendo da ordem e número de lados nos referimos a uma ou a outra figura.
Os diferentes tipos de necessidades enfrentados pelo homem através dos anos, fez com que ele pensasse e estudasse diferentes técnicas que lhe permitiam, por exemplo, construir, locomover-se ou medir, e desta maneira fez com que o homem utilizasse as diversas figuras geométricas. Artigo https://queconceito.com.br/figuras-geometricas
Com esse tipo de aula, os alunos conseguem compreender as diferenças básicas entre as formas geométricas, pois devem encontrar uma maneira de diferenciar polígonos semelhantes, como é o caso do quadrado, losango e retângulo.
Outra proposta é que o professor, junto à turma, realize a confecção de formas geométricas através de materiais como o isopor ou o emborrachado. No caso do isopor, o professor pode cortar as figuras e pedir aos alunos que pintem cada forma de acordo com determinado padrão.
Casinha de formas Esta ideia de atividade usando formas geométricas eu vi no Notimeforflashcards.com. Eles aproveitaram uma caixa de cereal vazia ( mais um uso!) para recortar, pintar e depois montar uma casinha com as formas pintadas. Muito legal. Tem um passo a passo detalhado no post original.
O que significa navio encouraçado?
Qual o benefício do ovo no cabelo?
São hipóteses de exclusão da culpabilidade exceto?
Como saber se o número é irracional?
Qual loiro cobre cabelo branco?
O que fazer para não deixar o cabelo marcado?
Qual é o animal que come aranha?
Quantas colheres de café para 750 ml?
Qual número ligar para saber do auxílio?
O que a CLT diz sobre desvio de função?
São características das imagens poéticas?
Por que é importante para os processos de ensino e de aprendizagem a continuidade do planejamento?
Qual é a capacidade de armazenamento de um HD?
Por que não respiramos com as duas narinas?