O método fônico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.
O método fônico enfatiza a necessidade de instrução fônica explícita e sistematizada, sendo de suma importância para o aluno aprender a ler, em menos tempo, e a desenvolver a consciência fonológica, na medida em que for fazendo essa relação letra/som e vice-versa, e identificando e discriminando os diferentes sons da ...
Este método surge como uma reação às críticas à soletração, e seu uso é mencionado na França, por Vallange, em 1719; na Alemanha, por Enrique Stefhani, em 1803; e é trabalhado por Montessori, na Itália, em 1907. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes.
O grande erro do chamado método fônico é que ele parte de um princípio linguisticamente equivocado, porque o fonema não se pronuncia, os consonantais, você não pronuncia um t, d, m sem se apoiar numa vogal ou semivogal.
Como Alfabetizar uma Criança pelo Método Fônico
O método fônico então, permite que aluno tenha uma compreensão do som das letras, sílabas, palavras, levando a uma escrita com uma melhor consciência fonológica. A metodologia se tornou referência para aprendizagem de alunos com dificuldades de leitura, sendo muito utilizado na alfabetização de pessoas com dislexia.
A Apostila Método Fônicodeve ser acompanhada de um material lúdico como fantoches, jogos e dança. Veja Mais: Novo estudo comprova eficácia de método fônico na alfabetização
Os principais objetivos do método fônico de alfabetização são: 1 mostrar à criança que cada palavra tem som um som diferente 2 relacionar as letras que representam determinados fonemas 3 quando é preciso mudar uma ou mais letras para formar uma palavra diferente 4 identificar os sons que cada letra representa e juntá-los para conseguir ler
Na leitura partilhada é onde devemos começar toda a introdução para o método fônico, é nesta atividade que vamos enriquecer o vocabulário da criança e introduzir os exercícios de rimas, a memorização de poemas e parlendas. A Leitura partilhada servirá como base para os demais exercícios de consciência fonológica em métodos fônicos.
Quando o alfabetizador perceber que a criança aprendeu boa parte dos fonemas, a sugestão é usar um alfabeto móvel, ou letras soltas, pedindo que o aluno forme palavras. Depois, ele deve ser incentivado a pronunciar o som de cada letra, uma por uma.
Como é feito a primeira quimioterapia?
Pode tomar anticoncepcional para parar a menstruação?
Como se inscrever no programa Operação trabalho 2022?
O que precisa para entrar no Louvre?
Quanto à empresa pode descontar do funcionário?
Qual é o correto segue anexo ou em anexo?
São consideradas cláusulas abusivas portanto nulas de pleno direito àquelas que?
O que são os saberes docentes?
Quais as características de um objeto?
Como hidratar o cabelo diariamente?
Porque a Grifinória é a melhor casa?
Que remédio caseiro é bom para cicatrização?
Que dia vai voltar a funcionar o WhatsApp?
O que se pode construir no recuo?
Quem foi o fundador da Igreja Católica?