No ambiente escolar e na sua atuação de forma mais efetiva, uma das principais atividades do psicopedagogo quando recebe informações sobre um aluno que apresente dificuldades de aprendizagem é fazer uma avaliação psicopedagógica e construir um relatório para que se possa ter uma descrição fiel e completa das questões ...
O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.
O psicopedagogo é um profissional especialista em aprendizagem, que atua potencializando-a ou auxiliando na correção das dificuldades que podem acontecer no processo. Quando está numa instituição escolar, por exemplo, seu trabalho é preventivo, voltado para a assistência aos professores e às famílias.
O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Dentre as possibilidades de atuação institucional do psicopedagogo temos trabalhos na área hospitalar, empresarial, familiar, escolar, e outras. ... Neste caso, geralmente ocorre o encaminhamento para um atendimento psicopedagógico fora do ambiente escolar.
O papel do psicopedagogo na escola é, além de realizar uma orientação educacional, propor a intervenção no currículo, no projeto político pedagógico, na metodologia de ensino do professor, nas formas de aprender do professor.
Nesse sentido, a psicopedagogia surge como nova área do conhecimento na busca de compreender e solucionar os problemas de aprendizagem, tendo em sua configuração institucional a função de pensar e refazer o trabalho no cotidiano da escola.
“Para o Psicopedagogo, aprender é um processo que implica pôr em ações diferentes sistemas que intervêm em todo o sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora a sociedade.” (BOSSA,1994,pág 51)
Como a psicanálise pode ajudar no trabalho do psicopedagogo? O meu primeiro artigo sobre A atuação do Psicopedagogo dentro das escolas gerou muita polêmica. O que muitos me acusavam de sugerir clinica nas escolas nos últimos dois anos fomos mostrando os equívocos de interpretação sobre este respeito.
2. INTRODUÇÃO Esta monografia tem como objetivo principal conhecer o papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os educandos. Para isso foi necessário realizar uma pesquisa em três escolas que analisasse como psicopedagogo trabalha dentro da instituição escolar.
O que todo homem deve levar na mochila?
Como usar a nota do Enem na Universidade do Porto?
Como o iluminismo também pode ser considerado Brainly?
Qual o nome que o Império Russo recebeu após a revolução?
Como saber o tamanho da etiqueta?
Como os filmes antigos são remasterizados?
Como melhorar a impulsão goleiro?
Como aumentar a resolução de um vídeo pelo Android?
Como o Kakashi criou o Chidori?
Qual EP o Kakashi fica com 2 Sharingan?
Como o INPE monitora o desmatamento?