Para trabalhar cartografia no ensino de Geografia necessita-se trabalhar um dos temas próprios dos estudos geográficos: a noção de espaço. Esta é, segundo HEIDRICH (1991), uma habilidade do ser humano, a qual se desenvolve através da relação do sujeito com o meio.
A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.
Para o desenvolvimento da Alfabetização Cartográfica espera-se que os alunos reconheçam, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar- se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).
Com o passar do tempo, a cartografia evoluiu e hoje essa ciência faz uso de modernas tecnologias, como a fotometria e o sensoriamento remoto por satélite. Essas técnicas são possíveis graças a ajuda de computadores.
Agrupando história, geografia e ciências sociais, a cartografia pode ensinar através dos mapas, processos históricos do homem, e como este modificou o ambiente em que vive. As noções de arte também são desenvolvidas, pois na confecção de mapas são usados traços, cores e margens.
Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.
Alfabetização cartográfica contribui para habilitar o aluno do saber geográfico que lhe permita a raciocinar e transformar o seu lugar no espaço.
Em linhas gerais, pode-se entender a Educação Cartográfica como um processo de cons- trução de conhecimentos e metodologias favorecedoras da leitura e interpretação de mapas.
Em algumas definições, a cartografia também é entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.
De maneira específica, os principais conceitos cartográficos e sua adequação quanto à literatura específica, como também as representações cartográficas, especialmente os mapas, principal ferramenta para o estudo cartográfico.
Neste trabalho são analisados os conhecimentos da Cartografia como também as representações cartográficas, principalmente os mapas presentes nos livros didáticos de Geografia, particularmente no 6ª e 9ª ano do Ensino Fundamental e 1ª ano do Ensino Médio.
Outro passo é entender os sinais gráficos utilizados e os significados que eles podem ter. O vocabulário cartográfico é formado pelos mais diversos símbolos, que se relacionam entre si. Por exemplo: o que quer dizer 1cm - 1000 km, presente no canto de um mapa?
Como fazer uma letra de música gospel?
Qual o significado de fronteira e território?
Qual é a pedra mais preciosa do mundo?
Quais os 10 filmes melhores da Netflix?
Com quantos quilos pode fazer redução de estomago?
Quantos vulcões inativos existem no Brasil?
Porque a jornada mensal é de 220 horas?
Quanto tempo a argamassa ac3 leva para secar?
Quando o piruvato vira lactato?